sexta-feira, julho 26, 2024
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Agência reguladora orienta: denunciem problemas com a Sabesp

por: Redação

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Arsesp afirma que situação de moradores de Barueri deve ser relatada aos canais de atendimento do órgão, que fiscaliza serviços prestados pela companhia

No último fim de semana, dia 4/3, o Barueri na Rede publicou a falta de abastecimento de água no Jardim Reginalice. Não foi a primeira ocorrência onde diversas famílias sofreram com o corte no serviço. Em fevereiro, diversos bairros sofreram com torneiras vazias por diversos dias, na ocasião, a Sabesp alegou problemas com energia para justificar a falta de água nos bairros.

Relatos de leitores evidenciaram que o problema é crônico. “Tupanci falta água todos os dias”, “Aqui no Jardim Reginalice, falta água um dia sim e outro não. Sem falar que tem dias, que na casa do outro lado da rua chega água e na minha não”, “Comum em Barueri.  Todos os dias a água acaba as 21 horas e só volta às 5 horas”, contaram moradores.

Além da falta de solução para a situação, moradores de bairros atingidos pelos cortes de água relatam inoperância no atendimento da companhia de água. “A Sabesp está um caso muito sério. Na sexta-feira liguei lá de manhã, fiquei mais de 29 minutos para ser atendida e mais 18 minutos com a atendente dizendo que o sistema estava carregando. Depois me informou que estava sem sistema, durante o tempo de esperar fica a gravação informando do site e do app que também não funciona, um atendimento lastimável”, comentou um leitor do BnR.

Diante do quadro e da falta de uma resposta eficiente por parte da Sabep, o BnR procurou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e relatou a situação. Em resposta, o órgão, que regula, controla e fiscaliza os serviços prestados por algumas companhias, entre elas a Sabesp, afirmou que as pessoas prejudicas pelas constantes faltas de água devem recorrer ao atendimento quando os problemas já tiverem sido tratados com a Sabesp, o que é o caso dos moradores de Barueri.

O órgão explicou que tem um serviço de atendimento ao usuário para receber queixas em segunda instância. “Registramos e buscamos solucionar problemas que, em primeira instância, o usuário buscou solucionar com a concessionária ou o prestador de serviços responsável pelo atendimento no seu município”.

Para quem quiser levar as queixas para a Arsesp, isso pode ser feito por meio do 0800 771 68 83, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, ou pelo email sau@arsesp.sp.gov.br​. Por conta da pandemia, o atendimento presencial está suspenso.

 

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