Transporte público gratuito entrou na agenda da cidade e plenária contará com especialistas para debater o assunto
O Partido dos Trabalhadores realizará no sábado, 12/8, uma reunião plenária aberta para debater a adoção de programa de tarifa zero no município. Participarão especialistas no tema e o evento será aberto a intervenções do público presente.
A proposta de transporte público gratuito entrou na pauta de discussões da cidade. No último mês, o vereador Fábio Rhormens, o Fabião, apresentou indicação na câmara sobre o tema, que está na pauta do Legislativo e será colocado em debate.
Também em julho, o PT protocolou projeto no mesmo sentido em todos os gabinetes dos 21 vereadores e do prefeito. O partido é defensor da ideia há mais de 20 anos e em Barueri já registrou a proposta em cartório como plano de governo.
“Já cobramos duas vezes do Ministério Público que exigisse da prefeitura a divulgação da planilha de custos do transporte na cidade, mas não obtivemos sucesso”, explica Sandra Barbosa, do Setorial de Transporte Público do PT de Barueri. “E agora protocolamos a proposta no Executivo e no Legislativo com itens que consideramos importantes para a implantação da tarifa zero em Barueri, divididos em quatro passos com ações a serem adotadas de 2023 a 2026.
A tarifa zero já é realidade em 67 cidades brasileiras e na semana passada a câmara de Itapevi aprovou e enviou ao prefeito indicação da vereadora Camila Godoi sobre o assunto.
A plenária organizada pelo PT terá a participação de especialistas em tarifa zero e mobilidade urbana como o engenheiro Renato Afonso, o ativista social Wallace Borges e Sandra Barbosa.
Também estará presente Lucio Gregori, conhecido pesquisador do assunto, que estuda há mais de 30 anos. Ele é pioneiro da discussão do tema e em 1990 apresentou a proposta para a cidade de São Pulo, durante o governo de Luiz Erundina. Gregori é autor de diversos estudos sobre transporte público gratuito.
A plenária será no sábado, 12/8, a partir da 14 horas, na sede do Sindicato dos Gráficos (rua Firmo de Oliveira 97, no centro de Barueri, ao lado da Emef Myrthes Terezinha Assad Villela).