Montagem celebra os 400 anos de nascimento do autor francês Molière e revela a potência feminina opondo-se ao conservadorismo burguês e ao machismo
Na próxima sexta-feira, 16/9, Barueri recebe o espetáculo Escola de Mulheres, uma comédia clássica com texto do autor francês Molière, escrita há mais de 350 anos. Dirigida por Clara Camargo, a montagem tem uma abordagem contemporânea do papel feminino diante de imposições machistas e conservadoras.
Com oposição ao machismo e ao consevadorismo buguês, o espetáculo conta a história de Arnolfo que decide criar Inês, filha de uma pobre camponesa, a quem decide educar para ser a “esposa ideal”. Como é característico de Molière, Escola de Mulheres apresenta uma personsagem perspicaz, inteligente e que descobre como se empoderar numa circunstância a princípio desfavorável. “O machismo patológico é escancarado, ridicularizado e, sentimos um viés francamente feminista”, afirma a diretora di espetáculo.
A peça, que foi sucesso na estreia em Paris, é protagonizada pelo ator Brian Penido Ross e conta com Ariel Cannal, Felipe Souza, Fulvio Filho, Gabriela Westphal, Leandro Tadeu, Luiz Luccas, Rogério Pércore e Vera Espuny no elenco. Com duração de aproximadamente 85 minutos, a encenação tem uma narrativa ambientada numa praça e conta os fatos ocorridos durante um dia completo, ou seja, em 24 horas.
Com entrada gratuita, o espetáculo está previsto para ter início às 20 horas, tem classificação indicativa de 12 anos e os ingressos serão distribuídos horas antes no próprio Centro de Eventos de Barueri, que fica na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Jardim Tupanci.