quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img
HomeCulturaUma homenagem à cultura árabe em Barueri

Uma homenagem à cultura árabe em Barueri

por: Redação

Atividades serão realizadas na cidade para marcar e homenagear o Dia da Comunidade Árabe no Brasil

Sessões de cinema temático e exposição de caligrafia da cultura árabe estão entre as ações que marcam a semana em que os baruerienses poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura árabe e que marcam a entrada de Barueri no grupo de municípios que apoiam as tradições culturais do oriente médio.

Comemorado em 25 de março, o Dia da Comunidade Árabe no Brasil tem este ano a 7ª edição do Festival Sul-Americano Árabe, evento mundial de divulgação, pesquisa e intercambio cultural. Inédita, a iniciativa foi consolidada numa parceria com o Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA), e prevê atividades em Barueri que começam sexta-feira (18/3) e terminam no fim do mês (31/3).

Lendo a cultura árabe

Refinada, a escrita árabe e o desenvolvimento de arabescos têm características bem peculiares, como o uso de figuras geométricas. Na cultura ocidental ela é muito usada em textos decorativos e também apreciada por fãs de tatuagens, por exemplo.

Quem quiser conhecer, e se encantar, com a escrita árabe – ou arábica –, a Biblioteca Eny Cordeiro é o lugar certo a partir desta sexta-feira (18/3). Lá, os visitantes poderão ver um pouco da caligrafia e tipologia que é considerada uma arte estética e que é apreciada no mundo todo.

[sam_ad id=”11″ codes=”true”]

Curiosidades da escrita, que é lida da direita para esquerda e que é utilizada em uma parte significativa da África e da Ásia poderá ser conferida em objetos pertencentes ao mundo da escrita árabe, instrumentos, suportes, tábuas e tintas durante a mostra na cidade.

Assistindo a cultura árabe

A Sala Barueri de Cinema preparou uma programação especial para quem preferir o cinema, ou quiser acrescentar ao roteiro de comemorações. Exibições de filmes, curtas e animações também estarão presentes na celebração ao Dia da Comunidade Árabe no Brasil, feitas na cidade.

No próximo domingo (20/3), a Sala Barueri de Cinema apresenta, às 16 horas, o curta metragem de Ali Zaoua, O príncipe das Ruas. No filme, Kwita, Omar e Boubker são crianças que vivem nas ruas do Marrocos, moram no porto e sonham em virar navegadores e dar volta ao mundo. Imaginação infantil com realidade são os pontos fortes do filme que conseguiu mais de 40 prêmios em festivais de cinema, por todo o mundo.

Também num domingo, mas no último do mês de março (27/3) será exibida, às 16 horas, a animação As Aventuras de Azur e Asmar. Criados pela mesma mulher, Azur e Asmar vivem uma realidade social diferente: Azur é filho de um nobre e Asmar é da ama-de-leite Jenane, que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Com classificação livre, o filme retrata o encontro das culturas árabe e ocidental e propõe reflexões sobre o amor, tolerância, e determinação.

CultAra2Corrigido

 

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!