quinta-feira, outubro 17, 2024
HomeCidadeCetas Barueri devolve mais 20 animais silvestres a seus locais de origem

Cetas Barueri devolve mais 20 animais silvestres a seus locais de origem

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Oito aves e 12 tartarugas foram devolvidas a Porto Alegre pelo centro, hoje um dos mais importantes do gênero no Brasil

Tartarugas tigres-d’água-de-orelha-amarela estão entre animais enviados a região de origem

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas) devolveu no início do mês à cidade de Porto Alegre 20 animais que estavam em fase de readaptação, alguns deles, desde 2018. Eram oito aves e 12 tartarugas tigres-d’água-de-orelha-amarela, todas naturais da região Sul do país. Foi a segunda repatriação do ano feita pelo centro. Apenas em outubro, a entidade devolveu a seu habitat natural outros 84 animais.

O Cetas Barueri ao longo dos anos, tornou-se um dos principais polos de acolhimento, recuperação e soltura de animais silvestres do Brasil. Apenas em outubro, 177 espécies chegaram ao local para passar pelo ciclo que vai permitir que voltem à natureza em segurança.

A maior parte dos animais que chegam ao centro, cerca de 85% dos casos, é apreendida durante processos de tráfico. Números do Cetas apontam que todo ano a venda ilegal de bichos movimente cerca de R$ 3 bilhões e retire de seu ambiente natural em torno de 38 milhões de espécimes.

A bióloga do centro, Erika Sayuri Kaihara, reforça a importância de conscientizar a população sobre evitar e combater o tráfico. “Esse tipo de animal não se adapta facilmente à vida em cativeiro“, explica ela.

No entanto, Erika orienta que se alguém mesmo assim pretende adotar um bicho de estimação, é importante que ele seja obtido de forma legal de um criador licenciado num órgão ambiental reconhecido.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!