Ato nasceu em 1986 a partir da promessa pela saúde de uma mãe e desta vez reuniu mais de 450 pessoas no caminho de 200 quilômetros
Os Romeiros de Barueri, que todo ano partem do Jardim Silveira rumo ao santuário de Aparecida, celebram no domingo, 20/10, sua tradicional missa de Ação de Graças para encerrar a celebração deste ano.
Desta vez, a ação reuniu mais de 450 pessoas que percorreram cerca de 200 quilômetros entre as duas cidades durante seis dias de caminhada. A partida foi em 6/10, às 6 horas da manhã, para chegar ao santuário no dia da santa.
A romaria foi criada em 1986 por Vicente Nascimento. Naquele ano, ele fez uma promessa para sua mãe, dona Doralice, que sofria com varizes. Ele caminhou até Aparecida e percebeu que ela logo melhorou. A partir daí, não parou mais, e o número de romeiros foi crescendo ano a ano, sempre no período de celebração de Nossa Senhora, dia 12 de outubro. Hoje, a mãe de Vicente está curada.
A romaria acolhe todo mundo, tem portas abertas a quem quiser se juntar, e recebe apoio ao longo do caminho. O grupo, que é acompanhado por duas carretas e vários carros, dorme em postos de gasolina e costuma ser acolhido na Escola de Samba Unidos da Vila Maria, próximo do começo da Via Dutra.
A missa da Ação de Graças no domingo, às 10 horas, será na paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, na avenida Brigadeiro Jordão, 761, próximo à Emef Alexandrino Vieira Bueno, no Jardim Silveira. Todos estão convidados.