Sérgio Pedro da Silva, 50 anos, passou a noite em um dos três bancos da sala até que uma pessoa notou o corpo dele, já sem vida
Parecia ser mais um paciente sentado, dormindo profundamente à espera de atendimento na UBS da Cohab II, em Carapicuíba. No entando, o homem que estava de boné, cabeça baixa, com os pés vestindo meias e os tênis ao lado, no chão, estava morto. A situação foi descoberta por volta das 7h30 de quarta-feira, 14/6, sem que ninguém da unidade de saúde tivesse percebido que Sérgio Pedro da Silva, de 50 anos, estava ali desde a noite anterior, onde passou pelo menos cinco horas no mesmo banco.
Ele foi levado à UBS na noite anterior pelo Samu com queixa de dor torácica e tontura quando estava em supermercado. Após esperar por quase sete horas para passar por uma triagem e ser atendido, às 2 horas da manhã, o paciente foi medicado e, segundo familiares, recebeu alta. Já a prefeitura disse que ele estava em observação. Ainda dentro da unidade de saúde, nenhum funcionário percebeu quando ele foi para o prédio ao lado, onde fica a recepção, sentou-se em uma das três cadeiras da sala, que tem pouco mais de cinco metros quadrados, e ficou ali a noite toda.
Somente na troca de turno, pouco antes das 8 horas, é que uma pessoa que passava pela sala notou-o ali, imóvel, e percebeu que ele estava morto. Foi então que os funcionários acionaram o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), e o corpo de Sérgio foi levado para análise em Osasco, onde constatou-se que a causa da morte foi enfarte.
Sob as circustâncias da morte, quando o paciente deveria estar em observação mas passou a noite sentado na recepção da UBS, sem que ninguém da equipe da unidade de saúde percebesse, até ser encontrado já sem vida, a Secretaria de Saúde de Carapicuíba afirmou estar realizando uma investigação interna para apurar os fatos e tomar as medidas administrativas necessárias.