sábado, abril 20, 2024
anuncio
HomeCultura & LazerSamba na Praça volta com tudo neste domingo

Samba na Praça volta com tudo neste domingo

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Encontro de sambistas já foi o maior evento cultural da cidade e será reeditado mensalmente

sambadentro
Evento é democrático e, além de convidados, é aberto a quem quiser participar/Fotos: Gerson Pedro

O Samba na Praça está de volta. O evento musical que promove o encontro de artistas e fãs do samba e foi o principal evento artístico da cidade entre 2011 e 2013 será retomado a partir do próximo domingo, 26/11. Esta primeira edição também marcará o encerramento da programação da Semana da Consciência Negra no município.

O Samba na Praça é uma criação do jornalista e agitador cultural Gerson Pedro. Era inicialmente promovido pela Ação Negra de Integração e Desenvolvimento (Anid), da qual Gerson era dirigente. Depois, foi acolhido pela Secretaria Municipal da Cultura e tornou-se evento oficial. No começo, ocorria no Jardim Belval, mas acabou se transferindo para a Praça dos Estudantes, em frente a Câmara Municipal, no centro. É lá que o evento recomeça neste domingo.

Como era no passado, o encontro ocorrerá no último domingo de cada mês, das 14 às 21 horas. A exceção será o próximo dezembro, quando o Samba na Praça está marcado para 3/12, pois no dia 2 se comemora o Dia Nacional do Samba. Assim, ao voltar, o encontro será realizado em dois domingos seguidos.

sambabelval
Primeiras edições foram no Jardim Belval

A festa manterá o formato original, com um grupo de samba da região ou de Barueri como convidado principal, mas aberto a quem mais quiser participar. “O Samba na Praça tem essa característica, de ser democrático”, explica Gerson. “Quem chegar e quiser se apresentar, vai poder tocar e mostrar o trabalho”, afirma ele. No próximo domingo, o convidado é o Grupo Nação, de Osasco.

Além de samba, o evento também é aberto a outras manifestações musicais populares, como hip hop e rap. “Já promovemos batalhas de rimas e com certeza vamos realizar outras”, diz Gerson Pedro. Além disso, todo domingo haverá a apresentação de bateria e ala show de uma escola de samba da cidade. Neste primeiro domingo, será a vez da Unidos do Jardim Belval. A iniciativa será promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Barueri (Liesb), que é uma das parceiras no evento ao lado da Anid e da Secretaria Municipal de Cultura.

Pedidos para a volta

Gerson conta que desde que o evento parou, em 2013, ele vem sendo cobrado para a retomada do projeto. “As pessoas me param na rua e perguntam quando o Samba na Praça vai voltar”, afirma ele. Segundo o jornalista, isso se deve ao caráter universal do evento, que reúne desde grupos de jovens até famílias. “É muito comum as pessoas levarem até bebês de colo, e isso cria um ambiente de confraternização”, afirma.

Samba na Praça

Domingos, 26/11 e 3/12 – gratuito

Das 14 às 21 horas

Avenida Carlos Capriotti (Praça dos Estudantes, em frente à Câmara), centro

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!