segunda-feira, maio 20, 2024
anuncio
HomeCidadePrograma de atividades para quem tem comorbidade está de volta

Programa de atividades para quem tem comorbidade está de volta

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Vida Ativa, foi criado para ajudar a população a combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida e esteve paralisado por causa da covid

O programa Vida Ativa, criado para promover a prática de atividades físicas de pessoas com comorbidades, volta a atender depois de dois anos paralisado em razão da pandemia de covid. Para participar, o interessado deve passar por uma triagem na UBS mais próxima de sua casa.

Nas UBS, os profissionais já são orientados a recomendar a pacientes com problemas como hipertensão, diabetes, obesidade ou colesterol e triglicérides altos, a fazer parte do programa. Para isso, passam por exames de sangue e eletrocardiograma para obter o atestado médico.

Em geral, as atividades, de uma hora de duração, são realizadas duas vezes por semana nos ginásios esportivos do município. “Os exercícios são de condicionamento físico, força e flexibilidade voltados para o dia a dia”, explica Maurício de Almeida, professor do polo do Parque dos Camargos. As atividades são compatíveis com as condições físicas e a faixa etária de cada um.

Os exercícios são acompanhados por enfermeiros para agir em caso de qualquer anormalidade. Eles também fazem testes de glicemia e medem a pressão arterial do grupo antes do início das atividades.

Criado em 2017 pela secretaria municipal de Esportes para ajudar a população a combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida, o Vida Ativa conta hoje com a parceria da secretaria da Saúde. Os participantes da terceira idade são a maioria, mas o programa é dirigido apessoas de todas as idades.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!