sábado, maio 18, 2024
anuncio
HomeCidadeMeta da GCM é reduzir crimes em 10% em relação a 2019,...

Meta da GCM é reduzir crimes em 10% em relação a 2019, diz secretário

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

O papel da GCM deve ir além da redução de crimes e passará a atuar de forma integrada com outras secretarias, prestando serviços de caráter social

A guarda Civil Municipal (GCM) tem como meta reduzir os índices de criminalidade em 10% na comparação com 2019, último ano antes da pandemia de covid. A afirmação é do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Rinaldo de Albuquerque Pereira.

Os principais índices de violência registraram significativa alta no ano passado, de acordo com os números da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. Os furtos e roubos, por exemplo, chamados de crimes contra o patrimônio, saltaram de 2.839 em 2020, para 3.693 em 2021, uma alta de 30%. Este número equivale a uma média de dez registros por dia.

De acordo com o secretário, no entanto, o papel da GCM não deve ficar restrito ao combate à violência, mas deve cumprir o conceito de proteção social. “Queremos transmitir à população a impressão clara de que a Guarda não é só para combater crimes”, destaca Rinaldo.

“Os agentes e as viaturas da GCM não saem para a rua de maneira aleatória, mas sim levando em consideração informações previamente levantadas”, explica o secretário. “É o que chamamos de predição, ou seja, uma previsão feita com dados sobre os locais e os horários em que os crimes acontecem”, afirma Rinaldo.

Segundo ele, a corporação deve atuar em três segmentos que se completam. O primeiro, que ela já cumpre, é a busca pela redução dos índices de criminalidade. Os outros dois são levar a percepção de segurança à população e fazer com que a Guarda atue integrada a outras secretarias prestando serviços de caráter social.

Vale lembrar que Barueri tem pastas específicas para tratar de assuntos voltados ao contexto social dos moraradores, como a Secretaria da Família, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria da Mulher e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Como seria essa integração e prestação de serviços por parte da GCM não foi dito.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!