Segundo vereador Wilson Zuffa, presidente municipal da legenda, Piteri assinará entrada no partido do governador Tarcísio de Freitas
O vice-prefeito Roberto Piteri vai se filiar ao Republicanos, partido pelo qual disputará a prefeitura de Barueri em outubro. A informação havia circulado na sexta-feira e foi confirmada pelo presidente municipal da legenda, vereador Wilson Zuffa, em entrevista concedida ao portal Zero Hora Digital.
Piteri já havia decidido deixar o PSDB, como fez Rubens Furlan, e estudava que caminho tomar. Furlan chegou a dizer publicamente que gostaria de ver seu vice junto com ele no PSB.
Com a opção pelo Republicanos, Piteri se aproxima ainda mais do governador Tarcísio de Freitas, com quem já tem boas relações. Para Tarcísio, Barueri é uma cidade desejada em razão de sua importância estratégica na região.
No âmbito eleitoral, o grupo de Rubens Furlan passa a ter um pé em cada um dos dois grupos que hoje dividem o cenário nacional.
De um lado, o prefeito está com Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e figura de destaque no governo de Lula, para quem fez campanha na campanha presidencial em 2022, quando “fez o L”. Depois, atraiu o PT para seu lado e caminhará ao lado dos petistas na campanha municipal.
Já Piteri, ao ingressar no partido do governador, aproxima-se de Jair Bolsonaro, uma vez que Tarcísio é um dos homens fortes da equipe do ex-presidente e um dos nomes mais citados para disputar a presidência em 2026.