Davi Berto conquistou o terceiro lugar na fase nacional do Circuito Loterias da Caixa e projeta crescimento da modalidade na cidade
O atleta paralímpico barueriense, Davi Berto, conquistou no sábado, 24/3, o terceiro lugar na 1ª fase nacional do Circuito Loterias da Caixa de Halterofilismo ao levantar 136 quilos na categoria 80/88 quilos.
Aos 27 anos, Davi é pioneiro e único atleta de Barueri na modalidade. Ele tem uma deficiência física desde a infância causada pela doença de Perthes. Mas não quer ser o único. “Projeto um futuro promissor da modalidade na cidade com mais atletas e conquistas” disse o atleta.
A doença de Perthes consiste na destruição do quadril da criança. É causada pelo fornecimento insuficiente de sangue no processo de crescimento do fêmur, perto da articulação do quadril. Os sintomas incluem dores no quadril e dificuldades para andar.
Davi, que tem o apoio do Instituto Barueri Paraolímpico, da academia DragoMutante e da APNH, agora inicia preparação para o próximo campeonato, que será realizado no mês de maio no estado do Rio de Janeiro.
No halterofilismo, competem homens e mulheres que tenham deficiência nos membros inferiores amputados e lesionados medulares, além de paralisados cerebrais. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco.