Como parte das ações do Agosto Lilás, a ofensiva ocorre em um momento em que os índices de violência doméstica permanecem elevados no Brasil

A Operação Shamar, deflagrada pela Polícia Civil na quinta-feira, 7/8, cumpriu mais de mil mandados de prisão contra autores de violência doméstica em todo o estado, como parte das ações do Agosto Lilás.

Conforme a delegada Adriana Liporoni, que coordena as Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, “a operação é uma resposta da Polícia Civil aos crimes de violência doméstica. Estamos unindo forças para mostrar que a mulher não está sozinha e que o estado está ao seu lado para protegê-la”.
Coordenada pelo Ministério da Justiça, a ação envolve todo o território nacional e conta com o apoio das forças de segurança e da Polícia Militar, com enfoque no combate à violência contra a mulher e às estatísticas alarmantes.

 

O nome da operação vem do hebraico e significa “cuidar, proteger e guardar”, representando o compromisso das instituições com a segurança das mulheres. A ofensiva ocorre em um momento em que os índices de violência doméstica permanecem elevados no Brasil.

A atuação integrada das forças de segurança visa não apenas punir os agressores, mas também reforçar a rede de proteção às vítimas, promovendo o acolhimento e o acesso a serviços especializados. Em São Paulo, a operação envolve todas as Delegacias de Defesa da Mulher, além de outras unidades da Polícia Civil, com apoio logístico da Polícia Militar.