Falta de planejamento para a recolha durante o feriado prolongado produziu acúmulo de sacos e sacolas de detritos em toda a cidade
A prefeitura de Barueri admitiu na noite de quarta-feira, 27/12, a situação de caos na coleta de lixo na cidade. Em postagem na rede social, a gestão informou que a recolha foi prejudicada em razão do feriado prolongado. Como resposta, moradores ironizaram o anúncio afirmando que a gestão foi supreendida pelo feriado inesperado.
Desde o domingo, as redes sociais foram invadidas por fotos e vídeos de moradores mostrando caçambas superlotadas e acúmulo de sacos e sacolas pelas ruas. Em alguns pontos, havia dezenas de recipientes jogados no chão em razão de os contêineres estarem abarrotados.
Em sua postagem, a prefeitura alega que o problema ocorreu em alguns pontos, mas ele foi verificado em todas as regiões, de grandes avenidas a ruas de bairro. Na própria quarta-feira, moradores relataram ao Barueri na Rede que a coleta havia começado nas vias principais apenas.
Desde que começaram a ser implantadas, em 2021, as caçambas vêm causando polêmica na cidade. Há reclamações sobre o espaço que ocupam nas ruas, diminuindo as vagas para estacionamento de carros. Além disso, são constantes os desentendimentos entre moradores, que não querem os coletores diante de suas casas e os empurram para a frente dos vizinhos.
Outra queixa é sobre o mau cheiro que as caçambas provocam, já que acumulam chorume produzido por embalagens furadas ou avariadas por cães e gatos. Segundo moradores, não há nenhum trabalho de higienização dos recipientes o que, além do mau odor, provoca a multiplicação de insetos.
Alguns munícipes afirmaram ao BnR que eles próprios se encarregam de lavar as caçambas.”A prefeitura colocou aqui na frente de casa e nunca passaram pra lavar”, afirma uma moradora do Jardim Tupanci. “Então eu mesmo lavo, porque o cheiro fica insuportável, além de encher de moscas.”