segunda-feira, junho 24, 2024
anuncio
HomeCidadeLei proíbe prática de pegar rabeira em Barueri e impõe multa para...

Lei proíbe prática de pegar rabeira em Barueri e impõe multa para infratores

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Costume de andar de bicicletas, patins ou patinetes agarrado à traseira de ônibus e caminhões se multiplicou nos últimos anos na cidade

O prefeito Rubens Furlan sancionou esta semana lei que proíbe a prática de pegar rabeira, institui multa de R$ 421 para os infratores e prevê a apreensão da bicicleta, skate, patinete ou qualquer outro equipamento usado para este fim.

A justificativa para a criação da lei é diminuir os riscos de acidentes e conscientizar especialmente crianças e adolescentes quanto ao perigo que correm com a atitude.

O ato de pegar rabeira, especialmente em ônibus e caminhões, disseminou-se nos últimos anos. O Barueri na Rede recebe com frequência mensagens, fotos e vídeos que relatam a prática, em especial por garotos.

No dia 4/7, o site publicou em vídeo em que quatro jovens percorrem toda a Praça das Bandeiras, no sentido da estrada dos Romeiros, agarrados à traseira de um ônibus urbano (Veja vídeo abaixo). Motoristas de coletivos e de veículos de carga relatam a prática e afirmam não ter o que fazer para inibir a ação.

Em 23/4, um menino de 12 anos morreu em Jandira ao perder o equilíbrio enquanto andava segurando a traseira de um caminhão no centro da cidade. Ele caiu sob as rodas traseiras do veículo e foi atropelado.

De acordo com a nova lei, agentes de Trânsito da Semurb e Guardas Civis Municipais terão a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da proibição.

A legislação obriga ainda ônibus sob concessão municipal a manter na traseira avisos sobre o assunto com a frase “pegar rabeira MATA!!”. Também serão realizados pela prefeitura programas preventivos e campanhas de conscientização.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!