quinta-feira, fevereiro 22, 2024
HomeCulturaJornalista barueriense lança livro inspirado em período da história da cidade

Jornalista barueriense lança livro inspirado em período da história da cidade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Obra retrata, sob o ponto de vista de um menino, as relações de uma pequena vila com um gigantesco quartel do exército na época do regime militar

O jornalista Décio Trujilo promove no sábado, 9/12, o lançamento de seu livro Camarada Sabiá, com noite de autógrafos. A obra é inspirada em personagens e episódios que retraram o cotidiano de Barueri e seus moradores nas décadas de 1960 e 1970. Décio, que nasceu e cresceu em Barueri, trabalhou por mais de 30 anos nas principais empresas jornalísticas do Brasil e hoje é editor do portal Barueri na Rede.

Em seu livro, publicado pela Editora Folheando, ele conta as relações entre um pequeno vilarejo isolado da Grande São Paulo e um gigantesco quartel do exército nos tempos da ditadura militar.

Segundo o autor, a obra tem narrativas que misturam histórias reais, lendas urbanas e adaptações próprias. “Não se trata de um livro histórico mas, sim, de uma criação literária inspirada num cenário real, no caso, o Jardim Belval daquela época”, explica o jornalista.

Na história, Décio conta como a pequena vila dependia de tudo no quartel, numa Barueri pobre e necessitada, e como essa relação começa a mudar durante a ditadura militar. O enredo mistura episódios cômicos e trágicos vividos pelos moradores do vilarejo.

Após a pré-venda, feita online, alguns baruerienses que leram Camarada Sabiá garantem que identificaram situações e personagens narrados pelo autor, o que revela a proximidade da obra com a cidade e com os moradores que fizeram parte da construção da história de Barueri no período tratado nas narrativas.

Camarada Sabiá já foi lançado em São Paulo e agora será apresentado em Barueri, na Casa Grió, no Jardim Silveira, sábado, 9/12, a partir das 19 horas. O endereço é rua Dr. Ernesto da Fonseca, 13, próximo à estação Jardim Silveira.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!