Grito de Carnaval na terça-feira, 15/11, terá a participação de todas as escolas de samba inscritas para os desfiles do ano que vem
A Liesb, liga das escolas de samba de Barueri, vai abrir em grande estilo o carnaval de 2017. No feriado de 15 de novembro, a entidade promoverá no Centro Cultural o Grito de Carnaval, com participação de todas as 11 agremiações escritas para os desfiles do próximo ano.
A partir das 14 horas vão se apresentar, pela ordem: Engenho da Gente, Caciques da Vila, Unidos do Paulista.Mocidade Mariah, Unidos do São Jorge, Ganga, Unidos do Belval. União das Vilas, Cadência Paulista, Mocidade Verde e Rosa e Oba-Oba. A previsão é que as apresentações acabem por volta das 17 horas.
As escolas se apresentarão com bateria, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Aquelas que já escolheram seus sambas-enredo vão apresentá-los ao público.
Impasse continua
Ainda persiste o impasse relacionado à organização do carnaval. Desde 2015, quando os desfiles foram retomados, a prefeitura tem demonstrado desinteresse de apoiar o evento. No ano passado, foi necessária a intervenção do Ministério Público. Este ano, após várias reuniões, escolas, MP e prefeitura chegaram a um acordo para a realização do evento, mas a administração municipal ainda não formalizou a concordância.
A Liga tem negociações adiantadas com empresas para patrocinar o carnaval, mas depende do aval da prefeitura, que teria que liberar o espaço do desfile e participar do esquema de segurança. “Esperamos a manifestação do poder público”, explica Júlio César Ferreira, vice-presidente da entidade.
“Mas estamos otimistas de que faremos mais um grande desfile e as escolas vão poder mostrar o trabalho que estão realizando arduamente durante todo o ano”, afirma. Em 2016, um público estimado em cerca de 20 mil pessoas acompanhou a passagem das escolas.
O Centro Cultural fica Rua Mônaco, 260, Jardim São Pedro. A entrada é gratuita.