segunda-feira, abril 15, 2024
anuncio
HomeCidadeEstudo da ViaMobilidade conclui que há alto risco de descarrilamento nas linhas...

Estudo da ViaMobilidade conclui que há alto risco de descarrilamento nas linhas 8 e 9

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Relatório da empresa afirma que recebeu as vias em péssimas condições da CPTM e admite que há grandes riscos de descarrilamentos

Descarrilamento ocorrido em dezembro a estação Domingos de Mores

Estudo feito pela ViaMobilidade sobre as condições das linhas 8-Diamante e 9-
Esmeralda concluiu que as vias operam com grandes riscos e que descarrilamentos podem ocorrer a qualquer momento. O relatório, preparado pela área técnica da empresa, foi entregue sexta-feira, 10/3, ao Ministério Público (MP) de São Paulo, como resposta às cobranças que o órgão tem feito sobre a má qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.

A ViaMobilidade afirma no estudo que recebeu as vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em janeiro de 2021, em péssimas condições por falta de manutenção. Entre os problemas apontados estariam dormentes de madeira apodrecidos e dormentes de concreto quebrados, o que causa instabilidade na circulação dos trens e que pode provocar descarrilamentos.

Esse tipo de acidente ocorreu pelos menos quatro vezes sob a gestão da empresa, os dois últimos em dezembro, em Domingos de Moraes, e janeiro, na Lapa. Apesar do diagnóstico apontado pela própria ViaMobilidade, a companhia assegura que os trens circulam em segurança.

O grande número de incidentes nas duas linhas levou o MP a recomendar a rescisão do contrato do governo do estado com a empresa. O relatório enviado ao órgão na sexta-feira tenta justificar os problemas frequentes e aponta a necessidade de tempo para que a ViaMobilidade possa sanar as deficiências. O governador do Estado, Tarcisio de Freitas, já afirmou que não pretende levar adiante um processo de anulação da concessão.

Após a divulgação do relatório da ViaMobilidade, a CPTM publicou nota em que afirmava que as vias estavam em condições normais de operação quando foram entregues e que todos os eventuais problemas foram comunicados à concessionária.

Chuva derruba muro perto da estação Júlio Prestes

O mais novo acidente na área da ViaMobilidade ocorreu no mesmo dia em que a empresa entregou seu relatório ao MP. Devido às chuvas, um muro próximo à estação Júlio Prestes caiu sobnre os trilhos e prejudicou a operação da linha 9-Diamante na sexta-feira, 10/3.

Durante toda a tarde, os trens não podiam transitar entre Júlio Prestes e Barra Funda. Os usuários foram orientados a dirigir-se à estação da Luz e utilizar a linha 7-Rubi, da CPTM, até a Barra Funda.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!