segunda-feira, abril 15, 2024
anuncio
HomeCidadeEstado assina convênio para construção de casas em área de risco de...

Estado assina convênio para construção de casas em área de risco de Barueri

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Objetivo é viabilizar a construção de cerca de 500 unidades habitacionais na divisa com Carapicuíba

O governo do estado assinou na quinta-feira, 21/3, convênio com os municípios de Barueri, Carapicuíba e com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), para viabilizar a construção de cerca de 500 unidades habitacionais, em Barueri e Carapicuíba. O objetivo é permitir o reassentamento habitacional de famílias que serão removidas da área denominada Cava de Carapicuíba.

A Cava, que fica na divisa das duas cidades, é uma área de risco com aproximadamente 37 mil m², onde estão instaladas cerca de 475 famílias, das quais 350 em Barueri e 125 em Carapicuíba.

O local, que era um ponto de mineração de areia, foi inundado pelas águas poluídas do rio Tietê na década de 1970, sendo contaminado por metais pesados. Além disso, posteriormente a área virou um lixão e sofreu com o processo de descarte de resíduos de todo tipo.

Posteriormente, a cava, muitos anos depois de desativada, foi completamente aterrada. No entanto, no período entre as décadas de 1990 e 2000, foi iniciada a ocupação nos arredores do local.

O convênio, que envolve as duas cidades e a gestão do estado nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos, habitação e desenvolvimento urbano, busca por soluções integradas com melhoria da qualidade de vida da população dos entornos.

A provisão do atendimento definitivo, a ser realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), poderá ocorrer por três modalidades: concessão de cartas de crédito, individual ou associativa e também pela construção de empreendimento habitacional pela CDHU. O plano prevê que durante a construção, as famílias removidas poderão receber auxílio-moradia no valor de R$ 800 mensais, metade aportada pela CDHU e metade pela prefeitura de Barueri. O convênio tem prazo de 48 meses, que são prorrogáveis.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!