sexta-feira, março 29, 2024
HomeCidadeEm meio a críticas, Furlan exonera secretário de Saúde

Em meio a críticas, Furlan exonera secretário de Saúde

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Falta de medicação, meses de espera para marcar consulta, UBS lotadas e problemas no HBM marcaram a gestão de Paulo Silas

O prefeito Rubens Furlan decidiu exonerar o secretário de Saúde, médico e pastor Paulo Silas. Em nota oficial, o prefeito afirmou que a saída partiu do secretário, que alegou motivos pessoais. No meio político, no entanto, comenta-se que a situação do sistema de saúde do município e as frequentes críticas que a área vem sofrendo motivaram a queda.

Paulo Silas vinha sendo alvo de queixas desde o primeiro semestre de 2017, quando ainda tinha poucos meses de gestão e começaram os boatos sobre sua queda. Contribuiu muito para isso a frustração da expectativa causada pelas projeções feitas pelo prefeito. No dia se sua posse, Furlan disse que Barueri teria “saúde de rico para pobre”.

silas
Paulo Silas: 14 meses no cargo

No primeiro ano da gestão, no entanto, os problemas na área se avolumaram e o prefeito praticamente tomou a frente na condução da pasta. Ele chegou a instalar um sistema de câmeras em seu gabinete para vigiar o comportamento dos funcionários. Com o passar do tempo, aumentaram as queixas contra o atendimento nos pronto-socorros Central (Sameb) e Infantil. No mês passado, a prefeitura anunciou mudanças para agilizar o serviço nos dois locais, mas as reclamações continuaram.

Prós e contras

Houve problemas na transferência da administração do Hospital Municipal (HMB) e também na decisão de fechar a Políclínica do Engenho Novo/Cruz Preta. No HMB, familiares de pacientes denunciaram maus tratos e falta de remédios e até produtos de limpeza. Ao mesmo tempo, porém, foi inaugurado o pronto-socorro do Parque Imperial e começaram as obras de um novo PS na região do Jardim Tupã.

Na esfera política, os vereadores vinham pressionando o prefeito pela demissão de Paulo Silas desde o ano passado. Eles alegavam que suas demandas não eram atendidas pela pasta. A queda do secretário foi muito bem recebida na maioria dos gabinetes da Câmara Municipal.

Razões pessoais

Também na nota distribuída pela prefeitura há uma declaração do ex-secretário: “Fiz o meu melhor e continuo à disposição de Barueri para o que for necessário, mas questões pessoais estão exigindo minha atenção neste momento e, como a saúde é uma das principais prioridades do nosso prefeito – como de fato deve ser -, achei por bem abrir o caminho para alguém que possa dedicar-se integralmente a ela, já que neste momento outros assuntos exigem minha atenção”.

Paulo Silas afirmou ainda que “nesse um ano muito foi feito. Pegamos a saúde de Barueri em uma situação bastante crítica, mas muito já foi colocado nos eixos e irá melhorar ainda mais, pois o Furlan está bastante focado nisso”.

Postagens Relacionadas

1 Comentário

  1. Realmente a saúde em Barueri está um caos. Demora para agendar consultas e exames inaceitáveis. Uma espera de mais de 6 meses para receber o aviso para marcar consulta. Aí o prefeito dá a desculpa que são pessoas de outro município ou a crise que fez com que as pessoas deixassem de pagar convênio e passassem a usar o serviço público. Absurdo!!!!

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!