Anúncio foi feito na terça-feira pelo ministro Flávio Dino. Operação Escola Segura chegou a receber 1,7 mil denúncias por dia
Balanço divulgado na terça-feira, 18/4, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, revela que a Operação Escola Segura em dez dias prendeu ou apreendeu 225 adultos e adolescentes pelo país envolvidos em ameaças de ações violentas contra escolas. Foram derrubados 756 perfis nas redes sociais.
Além disso, foram emitidas 694 intimações e realizadas pelas polícias estaduais 155 operações de busca e apreensão. No mesmo período, foram registrados 1.595 boletins de ocorrência e 1.224 casos estão em investigação. “Isso demonstra que estamos diante de uma epidemia”, afirmou o ministro. “Não são casos isolados, é uma rede criminosa estruturada”, concluiu.
A Operação Escola Segura começou no dia seguinte ao ataque contra a escola de Blumenau,em 5/4, em Santa Catarina, com uma média diária de 400 denúncias. O número passou para 1,7 mil ao dia no feriado prolongado da Semana Santa e o caiu 170 para denúncias diárias atualmente.
Em Barueri, a Polícia Civil identificou a apreendeu em 10/4, um adolescente de 14 anos que teria espalhado pelo Wathapp mensagens anunciando ataques contra escolas da cidade. Ele foi levado à Delegacia Central com os pais, que assinaram um termo de responsabilidade por futuros atos do rapaz. Em seguida, ele foi liberado.