sexta-feira, agosto 12, 2022
HomeCidadeDepois de dois anos, lagoa do Parque Ecológico será limpa

Depois de dois anos, lagoa do Parque Ecológico será limpa

por: Redação

Lagoa foi totalmente tomada por plantas aquáticas. Limpeza deve durar 60 dias mas águas precisarão de mais cinco meses para ficar totalmente limpas

A prefeitura iniciou o trabalho de limpeza da lagoa do Parque Ecológico de Barueri, tomada pela vegetação há dois anos. A previsão é de que o trabalho dure 60 dias, mas a completa limpeza das águas deve demorar outros cinco meses em razão da remoção da vegetação e da movimentação de terra que a operação vai provocar.

A superfície da lagoa, de 170 mil metros quadrados,  foi totalmente coberta por plantas aquáticas, como os aguapés, que depois de retiradas do local, serão enviadas para compostagem e transformadas em fertilizantes naturais.

Com a limpeza, devem ser retomadas atrações que o lago mantinha antes da ocupação pela vegetação. Também está prevista a construção de uma pista de caminhada e de uma ciclovia com dois quilômetros de extensão.

O parque tem 1 milhão de metros quadrados de área e foi instituído em 1976 pelo governo estadual como Parque Ecológico do Tietê, com a intenção de preservar as várzeas vizinhas ao rio na Região Metropolitana de São Paulo.

Em 2014, sua gestão passou para a prefeitura de Barueri, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Segundo a prefeitura, ele recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!