segunda-feira, maio 20, 2024
anuncio
HomeCidadeDefesa Civil alerta para riscos de incêndios florestais a partir deste mês

Defesa Civil alerta para riscos de incêndios florestais a partir deste mês

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Fase mais seca do ano está chegando e ondas de calor e baixa umidade  do ar podem contribuir para um cenário alarmante

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para o risco de ocorrência de incêndios florestais nos próximos meses, já que a fase mais seca do ano, entre junho e outubro, está chegando. Além disso, as ondas de calor e a baixa umidade relativa do ar no mês de maio também podem contribuir para um cenário alarmante, bastante diferente do ano passado, quando houve maior incidência de chuvas na mesma época.

Como medida preventiva, o governo do estado realiza a operação São Paulo Sem Fogo, em duas etapas. A primeira é a fase amarela, que visa intensificar o trabalho de prevenção e preparação para enfrentar queimadas.

O passo seguinte é seguir para a etapa vermelha, entre os meses de junho e outubro, em que serão realizadas ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva, com foco nas estratégias de comunicação e campanhas de conscientização. Esse período é de estiagem e de maior incidência de incêndios.

Conforme dados do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, divulgado pela Semil, a secretaria estadual do meio ambiente, os incêndios florestais em São Paulo, em sua maioria, são causados por atos criminosos relacionados à soltura de balões, utilização inadequada do fogo em atividades agropecuárias e vandalismo. (No vídeo acima, incêndio em mata em frente ao viaduto sobre a rodovia Castelo Branco, na região central de Barueri, ocorrido na noite de domingo, 5/5)

A recomendação da Defesa Civil é que a população não ateie fogo às áreas de vegetação e que não utilize fogo para limpar a pastagem; que não jogue bitucas de cigarro na vegetação; que não acenda fogueiras e que não solte balão que, além de crime, é perigoso, envolvendo diversos riscos.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!