quinta-feira, julho 18, 2024
anuncio
HomeEsporteDe Barueri a Natal, Josivan encara 3 mil quilômetros de bike

De Barueri a Natal, Josivan encara 3 mil quilômetros de bike

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Apaixonado por pedalar, ele está cruzando o Brasil de magrela desde 2 de janeiro. Depois de parar dias no Recife, enfrenta agora o último trecho de seu desafio

Em Feira de Santana, na Bahia, a 1800 quilômetros de casa: pouco mais da metade do caminho

Josivan adora andar de bicicleta. Mas não apenas de casa para o trabalho, porque isso já faz todo dia. Ele gosta mesmo é de pegar estrada, cair no mundo. Hoje mesmo, esse morador de Barueri que saiu pedalando do Jardim São Silvestre, onde mora, está simplesmente no Recife. E ainda não chegou ao destino que traçou quando decidiu atravessar o Brasil de bike.

A paixão pela bicicleta nasceu em 1996 e foi crescendo. Até que em 2009 resolveu começar a aumentar os percursos, que até aquela época se resumiam ao Estado de São Paulo e vizinhanças. Seu ponto alto foi em 2014, quando pedalou mais de 3 mil quilômetros entre Barueri e Natal.

Desde então, entre uma viagem e outra, sempre pensou em repetir o trajeto. E é o que está fazendo desde 2 de janeiro. Encarando pelo menos 200 quilômetros por dia, ele saiu do estado de São Paulo, cruzou Minas Gerais, Bahia, Alagoas e dia 17 de janeiro, depois de 15 dias de pedal, chegou ao Recife. Foram 2650 quilômetros desde aqui. Faça a conta. Dá 176 quilômetros por dia.

Apesar de ter feito paradas rápidas pelo caminho, em cidades da Bahia e de Alagoas onde tem amigos, foi na capital pernambucana que resolveu dar um tempo. Lá ele viveu por 12 anos e guarda bons amigos de outras épocas e memórias que resolveu reviver. Por isso, não teve pressa de continuar viagem.

Agora, está planejando os últimos detalhes para o trecho final, que incluí a passagem pela Paraíba, estado onde nasceu, antes de chegar à capital do Rio Grande do Norte. São mais 300 quilômetros, totalizando 3 mil desde o início da aventura.

Durante o trajeto, enfrentou sol forte, chuvas e até inundações, teve pneus furados e problemas mecânicos com a magrela. Mas 20 anos de prática fizeram dele um especialista no assunto que está sempre pronto para surpresas desagradáveis.

Josivan Lima de Farias tem 46 anos e é funcionário da prefeitura de Barueri desde 1994. Trabalha no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP) como auxiliar de serviços gerais. Nas outras viagens longas, voltou para casa de ônibus, com a bicicleta no bagageiro. Desta vez, emendou férias com uma licença-prêmio e só retoma o trabalho no fim de fevereiro. Por isso, ainda não decidiu se volta pedalando ou não. Não tem pressa para decidir. Vai resolver curtindo as praias e dunas de Natal. De bicicleta, claro.

Enquanto pedala, Josivan ainda arruma tempo para fotografar pontos turísticos
Postagens Relacionadas

1 Comentário

  1. Josivan, meu amigo, já pedalamos juntos e trabalhamos na prefeitura de Barueri, esse cara é um fenômeno, meu ídolo !!! Que Deus abençoe sempre 🙏🙌
    Pois ele precisa de um patrocinador !!! Atenção empresários***

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!