sexta-feira, fevereiro 23, 2024
HomeCultura & LazerRoda de leitores terá debate sobre o livro 'Dom Casmurro' nesta quarta-feira

Roda de leitores terá debate sobre o livro ‘Dom Casmurro’ nesta quarta-feira

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

O debate será na biblioteca Jair Honório, no Parque Viana , e terá início às 19 horas. A entrada é livre e gratuita

A biblioteca municipal Jair Honório, no Parque Viana, receberá o programa Roda de Leitores nesta quarta-feira, 29/8.  O tema da vez é um debate sobre o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. A roda terá início às 19 horas e será comandada por dois professores de Língua Portuguesa e Filosofia.

O objetivo da Roda de Leitores é incentivar as pessoas a participar de conversas e troca de experiências tendo como assunto principal um livro de um autor nacional ou internacional. O evento será remanejado em todas as bibliotecas da cidade, mudando o tema e os professores convidados. Em toda roda de leitura haverá sempre um mediador e um especialista para comentar sobre os livros, e a ideia central é de que o participante já vá preparado e tenha lido antecipadamente a obra a ser tratada no debate.

A primeira Roda de Leitores foi realizada em junho, na biblioteca Max Zendron, na Vila Boa Vista. Na ocasião, o livro tema foi Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago (veja a reportagem). Para o debate do livro Dom Casmurro foram convidados o professor Ivair Ferreira de Souza, graduado em Psicologia e Filosofia e pós-graduado em Intermediação da educação Cultural, e a professora Luciene Euzébio, graduada em Letras e Pedagogia, além de mestra em Língua Portuguesa pela PUC.

Conheça um pouco sobre a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro:

Capa do livro dom Casmurro,d e Machado de Assis/Fotos: Divulgação
Capa do livro dom Casmurro,d e Machado de Assis/Fotos: Divulgação

O enredo conta a história de Bentinho, que acredita que foi traído por Capitu, sua esposa, com seu melhor amigo, Escobar. O casal foi criado junto e se apaixona na adolescência. Quando Bentinho vai para o seminário, devido a uma promessa da mãe, ele conhece Escobar e os dois se tornam amigos íntimos. Mas, os dois acabam desistindo de ser padres e se casam, Escobar com Sancha e Bentinho com Capitu.  No entanto, depois da morte de Escobar, Bentinho passa a desconfiar da traição da mulher ao notar semelhanças de seu filho Ezequiel com o amigo. O grande mistério da obra de 1899 é: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

A minissérie Capitu foi lançada em 2008 e foi dividida em cinco episódios./Fotos: Divulgação
A minissérie Capitu foi lançada em 2008 e foi dividida em cinco episódios./Fotos: Divulgação

Nos cinemas, a obra já teve duas adaptações. A primeira, o filme Capitu, de 1968, dirigida por Paulo Cesar Saraceni, com roteiro de Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles e atuação de Isabella Cerqueira Campos, Othon Bastos e Raul Cortez, é uma leitura fiel do romance contado no livro. Já o filme Dom, lançado em 2003, dirigido por Moacyr Góes, com Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido, mostra uma abordagem contemporânea sobre o ciúme nos relacionamentos. Em 2008, em comemoração ao centenário da morte de Machado de Assis, o diretor Luiz Fernando Carvalho, da Rede Globo, transformou a história em  uma série chamada Capitu, que foi dividida em cinco episódios.

Para quem quiser participar, a roda de leitura será das 19 às 22 horas e é aberta para o público.

A Biblioteca Municipal Jair Honório Domingos fica na Estrada dos Pinheiros, 185 – Parque Viana.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!