Estabelecimentos que comercializam itens perecíveis são os principais prejudicados com apagão geral. Enel não tem previsão de normalização do serviço
A prolongada falta de energia na cidade entre a sexta-feira, 3/11, e o sábado, 4/11, causou prejuízos a inúmeros estabelecimentos, em especial aqueles que comercializam bens perecíveis.
A queda no serviço da Enel interrompeu a atividade comercial em pontos de grande circulação de consumidores, como a região central e a avenida Zélia, no Parque dos Camargos. Outra via movimentada, a avenida Municipal, no Jardim Silveira, permaneceu sem energia até o meio do sábado.
Na região, os comerciantes estavam revoltados quando amanheceu o dia, não apenas pela falta de energia, mas também pela ausência de qualquer explicação por parte da Enel. “Fiquei uma hora e 23 minutos na linha sem atendimento”, conta a proprietária de um estabelecimento. ”Estamos desesperados porque a energia acabou por volta das 17 horas de sexta e até agora (fim da manhã de sábado) não temos nenhuma ideia de quando voltará.” .
Um comerciante estima que suas perdas com deterioração de itens perecíveis podem chegar a 200 mil reais. “Para não perder tudo, tivemos que alugar um caminhão refrigerado e estamos transferindo os produtos”, contou. “Estou aqui pedindo encarecidamente que olhem por nós. Não sabemos mais o que fazer, a quem recorrer, estamos desesperados.”
As pessoas que conseguiram falar com a Enel ouviram que o número de problemas foi muito grande e que a empresa está empenhada em resolvê-los o mais rápido que puder, mas que é impossível fazer uma previsão de quando a normalidade voltará.
Em resposta ao Barueri na Rede, a concessionária enviou uma nota genérica afirmando que teve de atender a mais de 1,2 mil chamadas apenas sobre quedas de árvores na Grande São Paulo. “Devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia será de forma gradual e, em alguns casos, pode levar mais tempo”, afirma.
Segundo a legislação, as concessionárias de energia elétrica podem ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia e ter de arcar por danos materiais e morais. A obrigatoriedade de indenização não se resume a empresas, mas até mesmo aos consumidores individuais. No início da tarde muitos bairros continuavam sem energia elétrica e ainda sem resposta da Enel.
Estou passando pelo mesmo problema… tenho comércio onde sirvo almoço… devido a falta de energia estou perdendo mercadoria, além do comércio tenho uma filha com deficiência e q fica muito incomodada com a falta de luz… estamos sem energia desde sexta e até o momento não retornou.
Não sei mais o que fazer… já liguei pra Enel mas não atende… liguei pra prefeitura até pra defesa civil… mas falam que o problema quem resolve é a Enel… estou desesperada
E a estória do aterramento dos fios elétricos? Tem até lei nesse sentido… Alguém se lembra?!
Não importa se teve muitos chamados pois é obrigação da empresa ( ENEL ) restabelecer o fornecimento de energia. Quando o cidadão atrasa as contas vcs sabem agir com rapidez e não querem saber os motivos e terminam suspendendo o fornecimento de energia de toda família. Aos que estão no prejuízo que acionem a justiça e façam valer os seus direitos.
Eles pedem pra priorizar meios digitais, mais lá vc não consegue fazer a reclamação também. Descaso total, falta de respeito, falta de humanidade dessa empresa, porque sabem que no final das contas os únicos prejudicados serão os consumidores. Ontem rodei vários ligares e não vi nenhum carro deles prestando serviço e hj só vi um com gerador em uma escola, como se o enem fosse mais importante que a vida das pessoas.
Estou sem energia desde o dia 3 e já estamos no dia 6/11 e nada de energia estou desesperada pois tenho um bar e lanchonete e muitas perdas em casa e no comércio
Peço socorro e mais atenção a nós população
Moro na Vila São Francisco, São Paulo! É inacreditável uma empresa responsável por toda está situação! Aqui no bairro tem muitas casas de repouso, pessoas acamadas e que precisam de aparelhos ! Que falta de comprometimento e profissionalismo! Estamos 3 dias sem lu, nada na geladeira, crianças sem poder usar o computador pras lições de casa, etc Até quando vamos ter que aguentar? Vou realmente tomar outras providências que estão descritas acima e que todos tem direito a estas indenizações!
É cobrar eles na justiça pelo prejuízo.
Sem boi