terça-feira, agosto 16, 2022
HomeRegiãoCidades da região oferecem transporte público gratuito

Cidades da região oferecem transporte público gratuito

por: Redação

Benefício, diferente em cada município, é concedido para idosos, crianças e PcDs e desempregados e estudantes que vão a entrevistas de emprego e cursos

Duas cidades vizinhas a Barueri adotaram recentemente medidas para oferecer transporte público gratuito para os moradores. Em Itapevi, além de idosos e pessoas com deficiência, estudantes e crianças já podem usar o transporte coletivo municipal sem pagar tarifa. Já em Osasco está em votação o Progama Passe Emprego, que beneficiará com a gratuidade nos ônibus pessoas desempregadas e estudantes que precisem se locomover na busca de empregos e cursos profissionalizantes.

Em Itapevi, o benefício atende usuários do transporte público municipal/Fotos: Divulgação

Por meio de decreto, a prefeitura de Itapevi começou a dispensar do pagamento da passagem em ônibus idosos com idade mínima de 60 anos, crianças de até cinco anos  acompanhadas de responsável – desde que ocupem o mesmo assento – , estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino e alunos beneficiários dos programas Prouni ou Fies para ensino superior e pessoas com deficiência (PCD) e seu acompanhante.

Já em Osasco, o programa visa auxiliar moradores desempregados quando forem participar de processos seletivos e estudantes no deslocamento para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Portal do Trabalhador, também um projeto do município, que em 2021 ofereceu mais de 100 mil oportunidades.

Para fazer valer a isenção da tarifa em Itapevi, os usuários precisam apresentar, na hora do embarque, os respectivos comprovantes que atestem a condição de cada beneficiário, como documento com foto, carteira de identidade com indicação de CID ou passe livre, dependendo do caso. Em Osasco, como o programa aguarda votação da Câmara Municipal, ainda não foi divulgado como cada pessoa que atenda ao perfil poderá usufruir do benefício.

Em Pirapora gratuidade para bairros sem transporte público

O Expresso Piraporano oferece transporte gratuito a moradores

Em 2020 a prefeitura de Pirapora do Bom Jesus passou a oferecer ônibus gratuito para moradores de bairros que não eram atendidos pelo transporte público coletivo.

A ideia do programa, intitulado como Expresso Piraporano, foi disponibilizar os ônibus de segunda a sábado, das 6 às 19 horas como forma de diminuir o custo de vida da população e favorecer o comércio local.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!