Benefício, diferente em cada município, é concedido para idosos, crianças e PcDs e desempregados e estudantes que vão a entrevistas de emprego e cursos
Duas cidades vizinhas a Barueri adotaram recentemente medidas para oferecer transporte público gratuito para os moradores. Em Itapevi, além de idosos e pessoas com deficiência, estudantes e crianças já podem usar o transporte coletivo municipal sem pagar tarifa. Já em Osasco está em votação o Progama Passe Emprego, que beneficiará com a gratuidade nos ônibus pessoas desempregadas e estudantes que precisem se locomover na busca de empregos e cursos profissionalizantes.
Por meio de decreto, a prefeitura de Itapevi começou a dispensar do pagamento da passagem em ônibus idosos com idade mínima de 60 anos, crianças de até cinco anos acompanhadas de responsável – desde que ocupem o mesmo assento – , estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino e alunos beneficiários dos programas Prouni ou Fies para ensino superior e pessoas com deficiência (PCD) e seu acompanhante.
Já em Osasco, o programa visa auxiliar moradores desempregados quando forem participar de processos seletivos e estudantes no deslocamento para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Portal do Trabalhador, também um projeto do município, que em 2021 ofereceu mais de 100 mil oportunidades.
Para fazer valer a isenção da tarifa em Itapevi, os usuários precisam apresentar, na hora do embarque, os respectivos comprovantes que atestem a condição de cada beneficiário, como documento com foto, carteira de identidade com indicação de CID ou passe livre, dependendo do caso. Em Osasco, como o programa aguarda votação da Câmara Municipal, ainda não foi divulgado como cada pessoa que atenda ao perfil poderá usufruir do benefício.
Em Pirapora gratuidade para bairros sem transporte público
Em 2020 a prefeitura de Pirapora do Bom Jesus passou a oferecer ônibus gratuito para moradores de bairros que não eram atendidos pelo transporte público coletivo.
A ideia do programa, intitulado como Expresso Piraporano, foi disponibilizar os ônibus de segunda a sábado, das 6 às 19 horas como forma de diminuir o custo de vida da população e favorecer o comércio local.