Bulevar, prédio da prefeitura e diversos bairros estão completamente embaixo d’água por conta da chuva que cai desde a madrugada
Aulas suspensas, carros submersos, vias completamente alagadas, circulação dos trens paralisada e pessoas ilhadas. Assim começou a segunda-feira, 10/2, em Barueri. A cidade amanheceu sofrendo a consequência da forte chuva que começou no início da madrugada em todo o estado.
Junto com Barueri, cidades da região, como Carapicuíba e Osasco estão entre as mais atingidas pela chuva. Antes das 3h30, moradores do Jardim Belval já enfrentavam o excesso de água, o que também causou transtorno pela cidade.
A prefeitura divulgou nota avisando da suspensão das aulas e serviços públicos. Mas alguns alunos e pais foram pegos de surpresa. Uma leitora, que conseguiu chegar até a unidade escolar do filho se queixou da situação. “Nem Emef e nem maternais funcionando. Daí, em última hora a gente tem que fazer a correria para ver com quem deixar seus filhos que estudam na maternal”.
Alguns alunos conseguiram chegar à escola, mas foi informado que os professores, não. “Ônibus não chegam até o terminal, meu filho foi para a Etec e teve que descer em frente ao velório de Barueri e seguir a pé pela ponte”, contou uma mãe ao BnR. Preocupada com a situação do filho, ela tentou buscá-lo na escola, sem sucesso. “Para acessar o centro, pelo quartel, sentido Estrada Velha, está tudo parado”, contou.
Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Demutran monitoram diversos pontos na cidade afetados por alagamentos. Até as 6 horas foram registradas 35 ocorrências. A orientação é de que as pessoas evitem sair de casa e, se já estiverem nas ruas, que procurem um local seguro e aguardem a água baixar.
Os trens da CPTM estão com a circulação paralisada em alguns trechos, incluindo Osasco. Em outras paradas, a velocidade está reduzida.