sexta-feira, maio 24, 2024
anuncio
HomeCidadeCaos na saúde de Barueri ganha destaque na imprensa nacional

Caos na saúde de Barueri ganha destaque na imprensa nacional

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Obras estão sendo feitas em quase metade das unidades de atendimento, gerando atrasos, agendas lotadas e desorganização, afirmam moradores

A situação crítica de quem precisa de atendimento médico em Barueri ganhou destaque em veículos de cobertura nacional. Como já havia sido constatado pelo BnR em reportagem publicada em 9/1, sites como Terra e Agência Mural publicaram recentemente reportagens com o mesmo teor. Um texto do portal de notícias Terra de terça-feira, 15/2, retrata a situação que as diversas reformas na UBS de Barueri têm causado para quem precisa dos serviços de saúde no município. Segundo depoimentos colhidos pelo portal, os mais comuns são falta de agenda, meses de espera para receber atendimento, lotação e falta de informação.

Legenda do portal Terra identifica uma das unidades que foram fechadas

Nicolli Emelin da Costa Lima, moradora do Parque dos Camargos, é uma das pessoas que relataram problemas enfrentados em razão das reformas. Depois de esperar por mais de seis meses por uma consulta odontológica, foi agendado atendimento na UBS Doutor Adauto Ribeiro, no Jardim Silveira para o dia 24/1, mas a unidade está fechada por causa de obras.

Redirecionada para a UBS Benedicta Carlota, no Jardim Silveira, ela foi à consulta mas no local foi informada que não era lá, e sim em uma escola no Jardim Paulista. Resultado, a fotógrafa não conseguiu chegar no horário agendado e perdeu a consulta. “Saí de casa apenas com o dinheiro da passagem até o Jardim Silveira, para ir ao Jardim Paulista eu ia precisar pegar outro ônibus”, disse Nicolli ao Terra, se vendo obrigada, a esperar novamente o agendamento de nova consulta.

Com grande parte das UBS fechadas há meses por causa das reformas, moradores se viram obrigados a mudar a rotina de atendimentos, sendo remanejados para bairros distantes somente para marcar uma consulta. Foi isso que aconteceu com Déia Fagundes, que utilizava havia anos a UBS Doutor Adauto Ribeiro e agora precisa andar mais de 30 minutos para agendar pessoalmente um horário, já que não é possível fazer por telefone.

Outros problemas, como superlotação – enquanto autoridades mundiais de Saúde pedem que se mantenha o distanciamento social -, falta de informações precisas sobre onde estão sendo feitos os atendimentos e falta de equipe médica tem causado revolta entre os moradores, que demostram suas insatisfações nas redes sociais.

“Quem tiver consulta marcada na UBS [Armando Gonçalves de Freitas] do Parque Imperial e não foi avisado, assim como minha tia, a unidade está fechada e há previsão de começar os atendimentos no ginásio do bairro nas próximas semanas”, postou uma moradora.

 

Plano de melhorias

Ao Terra, a prefeitura de Barueri afirmou que as reformas simultâneas fazem parte do plano de melhorias da rede de saúde e foram motivadas porque algumas unidades eram bastantes antigas e visam melhorar o atendimento à população. Foi negada a superlotação e falta de equipe médica.

O portal de notícias fez um levantamento de quais UBS estão em reforma e o prazo de conclusão das obras:

  • UBS Pedro Izzo, no Jardim Esperança

    Obra iniciada em agosto de 2021 com previsão de 180 dias para finalização;

  • UBS José Francisco Caiaba, no bairro Nova Aldeinha

    Obra iniciada em agosto de 2021 com previsão de 180 dias para finalização;

  • UBS Benedito de Oliveira Crudo, na Vila Boa Vista

    Obra iniciada em agosto de 2021 com previsão de 540 dias para finalização;

  • UBS João de Siqueira, no Jardim Reginalice

    Obra iniciada em agosto de 2021 com previsão de 180 dias para finalização;

  • UBS Maria Francisca de Melo, no Parque Viana

    Obra iniciada em agosto de 2021 com previsão de 180 dias para finalização;

  • UBS Pastor José Roberto Rossi, na Vila Ceres

    Obra iniciada em 2022 com previsão de conclusão em 180 dias;

  • UBS Vince Nemeth, no Jardim Silveira

    Obra iniciada em 2022 com previsão de conclusão em 180 dias.

    Além das citadas anteriormente.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!