segunda-feira, maio 16, 2022
HomeCidadeBarueri teve média de quase dois carros furtados ou roubados por dia...

Barueri teve média de quase dois carros furtados ou roubados por dia em 2021

por: Redação

Durante o ano passado, foram levados 706 veículos dos baruerienses. Ação dos bandidos ocorreu em todas as regiões da cidade

Barueri teve uma média de quase dois carros roubados ou furtados por dia em 2021. Segundo as estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, foram levados no ano passado 706 automóveis, ou 1,93 a cada 24 horas.

O índice interrompeu uma sequência de queda que vinha sendo registrada nos três anos anteriores (veja gráfico). A tendência, no entanto, não é exclusividade de Barueri e foi verificada em muitas cidades. Especialistas da área da segurança atribuem o aumento desse tipo de crime à pandemia de covid e à mudança de hábitos da população.

Ultimamente, o Barueri na Rede tem recebido mensagens de seus leitores nas redes sociais denunciando a perda do carro. Do Parque Imperial ao Jardim Paulista, do Engenho Novo ao Parque Viana, do Centro ao Alphaville, nenhuma região da cidade escapa da ação dos ladrões.

O que se nota é a predominância dos furtos, tipo de crime em que algo é tirado do proprietário sem que ele perceba. No caso dos automóveis, ocorre quando o veículo está estacionado e o ladrão se vale de técnicas ou instrumentos, como a chave micha, para abrir o carro e ligá-lo. Ou quando, sem perceber, o proprietário deixa o carro sem trancar.

Em 2021, foram 518 furtos ante 294 roubos. Em 21/3, o BnR publicou reportagem sobre a prisão feita em Mato Grosso do Sul pela Polícia Rodoviária Federal de um carro furtado em Barueri que transportava drogas da Bolívia para Goiás com placas falsas de Minas Gerais.

Tipificação do crime

É considerado roubo quando o bem é levado perante uso da força ou ameaça. Geralmente ocorre quando o veículo é abordado por pessoas armadas nos semáforos ou ruas desertas e também quando o proprietário é surpreendido entrando ou saindo de automóvel.

A Secretaria de Segurança de Barueri afirma que este ano o número de crimes caiu. Para demonstrar a queda, faz a comparação dos dois últimos meses de 2021, quando foram furtados e roubados 138 automóveis na cidade, número que recuou para 108 na soma de janeiro e fevereiro de 2022, o que representa uma queda de 22%.

De acordo com a Secretaria, a redução está diretamente ligada ao estudo e recolocação da rede de câmeras de vigilância na cidade. Segundo a pasta afirmou ao BnR, isso é importante “uma vez que existe uma dinâmica do crime, que varia e precisa ser acompanhada”.

O Barueri na Rede publicou na semana passada reportagem sobre a prisão, no dia 11/4, de uma quadrilha que atuava na cidade. A ação da GCM começou com a identificação pelas câmeras de um carro suspeito que foi acompanhado até que os agentes flagrassem os ladrões no instante do furto.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!