terça-feira, abril 23, 2024
anuncio
HomeCidadeBarueri lidera ranking das melhores cidades para fazer negócios no país

Barueri lidera ranking das melhores cidades para fazer negócios no país

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Pelo segundo ano, cidade é líder entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Facilidade para abrir empresas foi principal destaque

barueripanoramica
Barueri aparece pelo segundo ano seguido na liderança do ranking, que é elaborado desde 2014

Barueri é a melhor cidade do Brasil para fazer negócios. A conclusão é da consultoria Urban Systems, que avaliou, a pedido da revista Exame, todos os 309 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A colocação de Barueri, porém, não é novidade. Em 2015, ela também foi a primeira do ranking, cuja primeira edição foi divulgada em 2014.

A avaliação é formada por 28 indicadores que têm peso de acordo com sua importância e atualidade. Além da classificação geral, o estudo aponta quatro quesitos mais relevantes da lista. Barueri foi a vencedora em Desenvolvimento Econômico. São Caetano do Sul foi a campeã em Desenvolvimento Social, São Paulo em Infraestrutura e Florianópolis em Capital Humano.

Leia mais sobre o assunto:

Barueri é a 16ª cidade mais rica do Brasil, diz IBGE

Ranking nacional põe Barueri na 1.122ª posição em bem-estar urbano

De acordo com a avaliação, a desburocratização é um dos pontos fortes de Barueri. A consultoria afirma que há 20 anos a cidade se empenha em facilitar a abertura de novos negócios, Segundo o estudo, desde 2005 Barueri libera alvarás de funcionamento pela internet e a documentação para abertura de pequenas empresas sai em cinco dias.

baruerialpha
Cidade receberá R$ 4 bilhões de investimentos até 2017

O levantamento destaca o programa Emprega Barueri, criado pela prefeitura, em que as empresas oferecem vagas de trabalho pela internet. A rede de ensino profissionalizante também contribuiu para o desempenho da cidade. São citados a rede de escolas do ITB, a chegada do Senai, da Etec e da Fatec e a criação da Faculdade Municipal em 2015.

De acordo com a consultoria, essas condições atraíram 370 empresas para a cidade desde 2014, como a Multiplus, e até o fim do ano que vem vão trazer mais R$ 4 bilhões em investimentos empresariais de gigantes como a Azul e a AES Eletropaulo.

“A cidade tem cadeias produtivas diversificadas, gente preparada para ocupá-las, além de boas conexões por estradas e aeroportos com os principais mercados consumidores do país”, afirmou Thomaz Assunção, presidente da Urban Systems, à revista Exame.

Parnaíba em oitavo

Outra cidade da região que aparece entre as primeiras da lista é Santana de Parnaíba, oitava no ranking. De acordo com a Urban Systems, isso é resultado de dez anos de trabalho para melhorar a eficiência da gestão e tornar-se atrativa para investimentos.

A consultoria cita a parceria da prefeitura com a Junta Comercial que permite enviar a documentação pela internet, o que reduziu de 30 para sete dias o prazo para liberação de licenças. Outra iniciativa foi bancar o treinamento de secretários e servidores com investidores.

Também foram concedidos incentivos fiscais para empresas de setores estratégicos, como tecnologia, que queiram se mudar para lá, com a redução da alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) para 0,75%. Segundo a prefeitura, isso permitiu a abertura de 5 mil negócios na cidade desde 2014.

[sam_ad id=”20″ codes=”true”]

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!