Longa estreou em setembro e conta, sob uma perspectiva realista e intimista, os conflitos do imperador do Brasil durante o retorno dele a Portugal
O Centro de Eventos de Barueri exibe, no próximo sábado, 24/9, às 19 horas, a produção A Viagem de Pedro, estrelado por Cauã Reymond. Com entrada gratuita, a sessão faz parte da programação 16ª Primavera de Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2022, traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, tendo em vista o bicentenário da independência.
A Viagem de Pedro traz para o realismo histórico dos momentos vividos por Dom Pedro I na volta para Portugal, em 1831. No comando da narrativa, o ator Cauã Reymond encarna o ex-imperador após abdicar do trono num momento em que o Brasil passava por violências e contradições políticas.
Com direção de Laís Bodanzky, que também dirigiu filmes como Bicho de Sete Cabeças, o drama tem duração de 1h36m onde o telespectador poderá vivenciar os conflitos do homem que, com a mente conturbada, enfrentava uma série de questões políticas, sociais e de saúde, ao sair do Brasil sentindo-se odiado pela população, atormentado pela morte da esposa, a Imperatriz Leopoldina – que era amada pelos brasileiros -, deixando o filho para trás e sendo considerado pela coroa Portuguesa como um traidor.
A crítica considerou A Viagem de Pedro um dos trabalhos mais marcantes do ator principal, mas também destacou o espaço dado no longa aos coadjuvantes da história: uma tripulação de escravos recém-libertos e à composição de diálogos sobre suas culturas, passado recente e a visão da nobreza – considerados as melhores partes do filme.
Quem quiser conferir a exibição, basta comparecer ao Centro de Eventos, que fica na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jardim Tupanci, com antecedência, escolher o melhor lugar e se acomodar. Após a exibição haverá o Bate-papo de Cinema Pontos MIS, que realiza apresentações de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu.