quarta-feira, agosto 10, 2022
HomeCidadeBarueri é a cidade da Grande SP com maior número de covid...

Barueri é a cidade da Grande SP com maior número de covid nas escolas

por: Redação

Foram registrados 129 casos nos últimos dias. Onda assusta pais, que decidem manter filhos em casa e tem havido aulas com apenas três ou quatro estudantes

Barueri é o município da Região Metropolitana de São Paulo que registrou maior número de estudantes e professores contaminados por covid na semana passada. Segundo dados da Secretaria da Saúde do estado, foram contabilizados 129 registros de crianças e adolescentes baruerienses atingidas, o maior índice entre 17 municípios onde houve casos.

Também entre os professores a situação é preocupante. Apenas em duas unidades da Fieb, no Alphaville e Maria Cristina, 23 docentes haviam testado positivo para a doença. Mas os registros não se resumem à instituição. Em toda a rede surgem novos casos a cada dia.

A situação tem provocado medo nos pais, que começaram a impedir os filhos de ir à escola. Além disso, a medida tomada mais frequentemente é afastar o professor durante o período previsto pelos protocolos sanitários, o que resulta em aulas vagas. Segundo relatos feitos ao Barueri na Rede por alunos, pais e professores, tem sido frequentes situações de aulas com apenas três ou quatro alunos.

Com isso, além da questão da saúde pública, aparece o problema do desempenho escolar. Os estudantes estão no terceiro ano de caos na programação educacional, o que pode impactar sua formação por toda a vida.

Especialistas consideram que as constantes suspensões de aulas, como tem ocorrido em Barueri, causam grandes danos ao aprendizado. Eles insistem na vacinação em massa dos jovens e na presença na escola, seguindo as medidas protetivas.

Mas o que se tem visto é que as autoridades hesitam em tomar atitudes. As decisões governamentais sobre medidas protetivas não são claras. Em geral, apenas recomendam ou sugerem ações por parte de familiares, alunos e docentes, como por exemplo, uso de máscaras no ambiente escolar. “É ano de eleição, né”, afirmou um pai ao BnR. “Não querem desagradar ninguém e deixam nossos filhos sob risco constante.” Nas redes sociais do Baruei na Rede é comum mães comentarem que mandam as crianças para as aulas com máscaras, o relato é de que são poucos os alunos que adotam a mesma medida.

A volta do uso de máscaras é apontada como a principal medida a ser tomada, como já ocorre no transporte coletivo. A Câmara Municipal de São Paulo tomou decisão obrigando o uso do equipamento em todas as suas dependências. O mesmo ocorreu em Osasco, com relação às escolas. Carapicuíba estuda tomar a mesma providência e Santana de Parnaíba, apesar dos de na última semana terem sido registrados 79 casos em 19 colégios da rede municipal, até o momento foram mantidas apenas recomendações.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!