quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img
HomeCidadeÁlcool e drogas são tema de evento em Barueri

Álcool e drogas são tema de evento em Barueri

por: Redação

Fórum, que é uma parceria entre prefeitura, Fundação Oswaldo Cruz e governo federal apresentará e debaterá ações sobre o tema no dia 8 

alcool1

Barueri recebe na próxima terça-feira, 8/11, evento para debate e apresentação de experiências ligadas à prevenção, tratamento e combate ao consumo de álcool e drogas. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenadoria da Juventude e Políticas sobre Drogas da prefeitura de Barueri, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas (Senad), órgão do governo federal.

Durante o I Fórum Municipal de Atenção à Temática Álcool e Outras Drogas, que vai se desenrolar durante todo o dia, em uma série de palestras vão ser apresentadas e colocadas em discussão ações desenvolvidas no município e na região. A intenção é possibilitar a troca de experiências sobre o assunto sob os pontos de vista da saúda, da promoção social e da Justiça.

Vão tomar parte do fórum entidades como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos e a própria Fiocruz, além dos setores da administração municipal que tenham trabalho ligado ao tema. O Cras Jardim Silveira mostrará o Projeto Matilha. Paulo Dobav, gestor de projetos da Coordenadoria da Juventude e Políticas sobre Drogas de Barueri, falará sobre ações de atenção sobre álcool e drogas e também sobre parcerias com comunidades terapêuticas.

O promotor de Justiça Luís Roberto Jordão Wakim discorrerá sobre o tema Uma abordagem terapêutica na Justiça. Wakim é um dos criadores da Justiça Terapêutica em Barueri, programa criado pelo Ministério Público local que oferece a usuários de drogas a opção de tratar-se em vez de responder por processo criminal

O fórum será dia 8 de novembro, das 8 às 17 horas no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP). A participação é aberta. Não há limite de vagas nem necessidade de inscrição.

O CAP fica na rua Capitão PM José Maria Schiavelli, 125, Jardim dos Camargos, Barueri. Mais informações pelo telefone 4199-0422 e pelo e-mail juventude.psd@barueri.sp.gov.br.

Campeões de alcoolismo

O álcool é responsável por 7,2% das mortes no Brasil – índice quase duas vezes superior à média mundial. Cerca de 30% da população que admite beber frequentemente afirma que se embriaga pelo menos uma vez por semana. Nos EUA, a taxa é de 13%, contra 12%, na Itália. Mesmo na Rússia, considerado o país em que mais se bebe, o índice é inferior: 21%.

O consumo de álcool no Brasil é quase 50% superior à média mundial, Levantamento dla Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que os brasileiros com mais de 15 anos bebem o equivalente a 10 litros de álcool puro por ano – a média no mundo é de 6,1 litros. Entre os homens que bebem, a taxa é de 24,4 litros de álcool por ano e, entre as mulheres, de 10 litros.

[sam_ad id=”4″ codes=”true”]

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!