Identificação dos locais permite monitoramento, feito pelo Demutran, com plano emergencial em dias de forte chuva. Piscinões dever ficar prontos em 2023
Enquanto as obras contra enchentes não são concluídas, a prefeitura de Barueri mapeou pontos considerados de risco para alagamentos e enchentes. Identificados como “pontos viciados”, os locais têm recebido monitoramento de equipes do Demutran.
Chamada de Operação Verão, a ação conta com uma equipe de cerca de 50 agentes que, segundo a prefeitura, “atuam com um plano emergencial monitorando as vias públicas mais suscetíveis a enchentes” e quando há risco, agem de forma preventiva.
São pelo menos nove endereços que, historicamente, alagam e causam transtornos para motoristas e pedestres. Parte dos locais fica no Tamboré onde, no fim de 2021, foram iniciadas obras do piscinão, que têm conclusão prevista para 2023.
Na região do Alphaville, os pontos marcados são a avenida Piracema e seu trecho sob a rodovia Castello Branco; a alameda Araguaia (trecho do Tamboré); o cruzamento da alameda Araguaia com a avenida Tucunaré; e a alameda Caiapós.
Na região central de Barueri, onde também está prevista a conclusão de um piscinão para 2023, a avenida Dom Pedro II; a avenida 26 de Março, na altura do número 950; a avenida Henriqueta Mendes Guerra, na altura do número 1.020; a avenida Bariloche; além da avenida José Dias da Silva com a avenida Aníbal Correia, que já foi vítimas de enchentes neste verão, são os pontos considerados de risco.