sábado, setembro 7, 2024
HomeCidadeCenso mostra economia forte em Barueri, mas problemas em saúde e educação

Censo mostra economia forte em Barueri, mas problemas em saúde e educação

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Salário médio e PIB per capita estão entre os primeiros do estado, mas índices de mortalidde infantil e qualidade do ensino são ruins

Crescimento desordenado da cidade resultam em baixa taxa de arborização de vias públicas

Os números do Recenseamento 2022, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Barueri tem bom desempenho em quesitos ligados à economia, mas vai mal em educação, mortalidade infantil e meio ambiente.

Com salário médio de R$ 4 mil, a cidade ocupa a segunda colocação na Região Metropolitana e a quinta no Estado. O PIB per capita de R$ 185.046 ao ano coloca o município na segunda posição da Grande São Paulo e na oitava no Estado.

Na área da educação, no entanto, o desempenho só é bom quando comparado aos municípios da região. O Índice de Desenvlvimento da Educação Básica (Ideb) de Barueri é o quarto na Região Metropolitana para os primeiros anos do ensino básico e o segundo para os anos finais.

Na comparação com o estado todo, no entanto, a situação não é boa. Na fase inicial do ensino fundamental, a cidade fica em 150º nas séries iniciais e 67º nas finais, apesar de ter orçamento apenas para a educação maior do que as receitas totais da maior parte das cidades paulistas.

Mas é nas áreas da saúde e do meio ambiente que Barueri tem seus piores índices. Com uma taxa de 7,47 mortes em cada mil nascidos vivos, a cidade ocupa a posição 358 no estado no item mortalidade infantil.

E no quesito arborização de vias públicas, o município ocupa a 534ª posição, entre os 645 municípios do estado. Esse índice deve piorar com o grande corte de árvores que vem sendo realizado para a realização da obra de duplicação da rodovia Castelo Branco, cuja reposição não será realizada na cidade.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!