segunda-feira, junho 24, 2024
anuncio
HomeCidadeCenso mostra economia forte em Barueri, mas problemas em saúde e educação

Censo mostra economia forte em Barueri, mas problemas em saúde e educação

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Salário médio e PIB per capita estão entre os primeiros do estado, mas índices de mortalidde infantil e qualidade do ensino são ruins

Crescimento desordenado da cidade resultam em baixa taxa de arborização de vias públicas

Os números do Recenseamento 2022, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Barueri tem bom desempenho em quesitos ligados à economia, mas vai mal em educação, mortalidade infantil e meio ambiente.

Com salário médio de R$ 4 mil, a cidade ocupa a segunda colocação na Região Metropolitana e a quinta no Estado. O PIB per capita de R$ 185.046 ao ano coloca o município na segunda posição da Grande São Paulo e na oitava no Estado.

Na área da educação, no entanto, o desempenho só é bom quando comparado aos municípios da região. O Índice de Desenvlvimento da Educação Básica (Ideb) de Barueri é o quarto na Região Metropolitana para os primeiros anos do ensino básico e o segundo para os anos finais.

Na comparação com o estado todo, no entanto, a situação não é boa. Na fase inicial do ensino fundamental, a cidade fica em 150º nas séries iniciais e 67º nas finais, apesar de ter orçamento apenas para a educação maior do que as receitas totais da maior parte das cidades paulistas.

Mas é nas áreas da saúde e do meio ambiente que Barueri tem seus piores índices. Com uma taxa de 7,47 mortes em cada mil nascidos vivos, a cidade ocupa a posição 358 no estado no item mortalidade infantil.

E no quesito arborização de vias públicas, o município ocupa a 534ª posição, entre os 645 municípios do estado. Esse índice deve piorar com o grande corte de árvores que vem sendo realizado para a realização da obra de duplicação da rodovia Castelo Branco, cuja reposição não será realizada na cidade.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!