Níveis dos bancos estão muito baixos e colocam em risco fornecimento a casos que exigem fransfusão
A Fundação Pró-Sangue está convocando a população de toda a Grande São Paulo para fazer doações de sangue. Um comunicado divulgado sexta-feira, 6/9, afirma que a entidade está operando em situação de emergência para sangues O+, O- e B-, com recolhimento diário de apenas 20% do volume necessário. Os sangues tipo A- e AB- também têm estoques em estado crítico, com 50% dos pedidos.
Os interessados em doar sangue, podem fazer o agendamento de doação pelo site www.prosangue.sp.gov.br.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, levar um documento original com foto e estar alimentado e em boas condições de saúde.
Em Barueri, o posto de atendimento funciona na rua Guilhermina Carril Loureiro, 144, centro, ao lado do Sameb, das 8 às 17 horas. Em Osasco, o endereço é rua Ari Barroso, 355, em Presidente Altino, próximo à estação Osasco da ViaMobilidade, das 8 às 16h30.
É recomendável que o doador evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para bebidas alcoólicas, o intervalo deve ser de 12 horas. Após gripes ou resfriados, deve-se aguardar pelo menos uma semana para fazer a doação.
Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Pró-Sangue e pelo Alô Pró-Sangue ou pelo número (11) 4573-7800.