quinta-feira, maio 23, 2024
anuncio
HomeCidadeVacinação contra raiva de cães e gatos começa dia 1º

Vacinação contra raiva de cães e gatos começa dia 1º

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Campanha da Secretaria de Saúde atenderá em todas as regiões da cidade, um dia em cada bairro. A raiva pode levar à morte da vítima  

Começa na próxima segunda feira, 1/8, e vai até 2/9, a campanha de vacinação de cães e gatos realizada pela secretaria municipal de Saúde. A equipe de vacinação estará cada dia em um local diferente e a primeira região a ser visitada é a do Jardim Belval, de segunda, dia 1º, a quarta-feira, dia 3 (veja o calendário completo abaixo). O horário de atendimento será das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, com exceção, do Alphaville, onde os técnicos vacinarão apenas no período da tarde.

raiva3Além disso, o Departamento de Zoonoses manterá um posto fixo no Canil Municipal, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O canil fica na avenida Anhanguera, 200, embaixo do viaduto dos Trabalhadores, com entrada pela Estrada dos Romeiros, entre o Arsenal de Guerra e a Estação Barueri da CPTM.

Os animais devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e tomar uma segunda dose 30 dias depois. Os gatos devem ser levados em bolsas, sacolas resistentes ou caixas especiais de transporte para evitar fugas e acidentes. Os cães devem estar com coleiras e guias apropriados.

O último caso de raiva animal notificado em Barueri é de 2001, com o registro de uma pessoa infectada. A doença é considerada erradicada desde então, mas a vacina é a única forma de precaução. Ela deve ser aplicada anualmente.

Doença mortal

raiva6A raiva é causada por um vírus que provoca uma encefalite e leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. É transmitida às pessoas por animais contaminados por mordidas, arranhões é até mesmo lambidas em áreas de mucosas, como olhos e bocas. No Brasil existe apenas um caso comprovado de cura da doença em ser humano, em 2008.

Em caso de suspeita de transmissão, a pessoas deve lavar o local afetado com água e sabão, e procurar imediatamente um médico. O animal deve ser mantido preso e isolado, em observação durante dez dias. Se ele morrer, o Departamento de Zoonoses de Barueri deve ser comunicado imediatamente.

Mais informações sobre a campanha em Barueri podem ser obtidas no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Telefones: 4198-5679 e 4706-1011.

Vacinação Cães e Gatos

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!