terça-feira, junho 18, 2024
anuncio
HomeCidadeVacinação contra poliomielite acontece entre 27/5 e 14/6 em Barueri

Vacinação contra poliomielite acontece entre 27/5 e 14/6 em Barueri

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Brasil corre risco da volta da doença, que causa lesões na criança para o resto da vida, como a paralisia de uma das pernas, que também deixa de crescer

Entre os dias 27/5 e 14/6, a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) estará disponível em todas as UBSs de Barueri, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade.

O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal de crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é coibir o risco de reintrodução do poliovírus, causador da paralisia infantil, que não tem cura e é uma doença incapacitante.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino. Ela impede o desenvolvimento de partes do corpo da criança, provocando sequelas para o resto da vida.

Entre os principais efeitos permanentes da pólio estão: pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta; e dificuldade de falar, entre outros.

Durante muitos anos, o Brasil foi considerado exemplo na prevenção da poliomielite, a ponto de em 1994 a doença ter sido considerada erradicada no país pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos últimos dez anos, porém, os números de cobertura vacinal têm caído, a ponto de haver o risco da volta da enfermidade. Essa é uma das causas da realização da campanha que começa na próxima segunda-feira.

No dia 8/6, um sábado, será realizado o “Dia D” de mobilização nacional, com atendimento em todas as UBS e também em postos volantes no Alphaville e na Aldeia da Serra.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!