terça-feira, abril 23, 2024
anuncio
HomeRegiãoUnifieo é investigada pela PF por suposto esquema de venda de diplomas

Unifieo é investigada pela PF por suposto esquema de venda de diplomas

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Investigação apura ainda desvio de recursos da instituição filantrópica, que tem isenção de impostos e recebe verbas públicas por meio do Fies

A Unifieo (Centro Universitário Fieo), de Osasco, está sob a mira da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de venda de diplomas. Fundada na década de 1960, a Universidade que foi a maior e mais importante da região durante décadas, oferece 27 cursos de graduação e atravessa uma intensa crise financeira desde 2016, atrasando salários e demitindo professores.

Além da suposta venda de diplomas, a investigação apura desvio de recursos da instituição filantrópica, que tem isenção de impostos e recebe verbas públicas por meio do Fies. Existe a suspeita de terem sido emitidos pela universidade cerca de 7 mil diplomas falsos.

Conforme relatos de um morador de Osasco feito ao Jornal da Band, ele teria recebido uma oferta para comprar um diploma do curso de Direito por R$ 50 mil, sem que para isso tivesse que frequentar as aulas, apenas comparecendo uma vez por semana para assinar papéis.

Também há documentos internos da instituição que registram alunos já diplomados, sem anotações de frequência e conclusão de disciplinas, incluindo um certificado de conclusão da graduação no curso de Farmácia com assinatura de um reitor sem nome.

Segundo as investigações, os certificados teriam sido vendidos ou emitidos sem registro no Ministério da Educação, movimentando aproximadamente R$ 50 milhões. Um perito judicial alega que há “fortes indícios de ingerência, desvios de finalidade, confusão patrimonial, fraude a credores e ausência de transparência por parte dos gestores”.

Atualmente, a Unifieo está sob a gestão de um interventor nomeado pela Justiça, tendo a administração mudado diversas vezes nos últimos anos, até a nomeação do atual gestor.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!