Enel diz que 1,6 mil técnicos atuam para normalizar o fornecimento, mas redes sociais mostram veículos da empresa estacionados em seus pátios
Na segunda-feira, 14/10, terceiro dia após o vendaval que atingiu a Região Metropolitana, 537 mil clientes da Enel continuam sem energia, segundo a própria companhia, parte deles em casas, estabelecimentos comerciais e empresas de Barueri.
A concessionária afirmou que cerca de 1,6 mil técnicos atuam para tentar normalizar o fornecimento, mas clientes e órgãos de imprensa divulgaram durante toda a manhã fotos e vídeos que mostram dezenas de veículos da empresa estacionados em seus vários pátios.
Entidades ligadas ao comércio e ao direito do consumidor já preparam ações contra a Enel para exigir indenizações por perdas e danos decorrentes da falta de energia. Uma das ações será movida pelo Procon, que já anunciou que vai notificar a concessionária para que explique os motivos da demora para restabelecer o fornecimento.
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fehoresp) afirmou que acionará a Justiça contra a Enel por prejuízos causados pelo apagão. Segundo a entidade, serão protocoladas ações individuais para que os associados sejam ressarcidos. A Federação abarca 24 sindicatos patronais, que representam mais de 502 mil estabelecimentos do setor.
Uma das queixas mais frequentes dos consumidores é o mau funcionamento dos canais de atendimento da companhia. As redes sociais foram inundadas por relatos de falta de atendimento, linhas congestionadas e ausência de respostas. A Enel divulgou nota na manhã de segunda-feira afirmando que atendeu mais de 1,5 milhão de chamados nestes três dias.