Segundo a ViaMobilidade, não houve feridos, mas a circulação no trecho onde houve o acidente está prejudicada
Um trem da linha 8-Diamante da ViaMobilidade descarrilou na manhã de quarta-feira, 7/12, na altura da estação Domingos de Morais. A composição trafegava no sentido de Itapevi. Segundo a empresa, não houve registro de feridos.
Não foi informada a causa do acidente, que provocou lentidão no trecho da estação, já que os trilhos atingidos ficaram bloqueados, obrigando o desvio dos trens para a plataforma do sentido da capital. A empresa não divulgou a provável causa do descarrilamento nem deu previsão para volta da normalidade do serviço.
A ViaMobilidade recebeu em 2021 a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que eram operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Desde o início do ano, quando assumiu o controle do serviço, os problemas nas duas linhas têm se repetido frequentemente.
Quem utiliza os trens que atendem o trecho Itapevi-Júlio Prestes (Linha8-Diamante) já passou por sustos com acidentes, como quando uma das composições não conseguiu parar no terminal Júlio Prestes e invadiu a plataforma, deixando duas pessoas feridas, em março deste ano. Outros problemas se tornaram rotineiros como falhas elétricas que resultam em atrasos e plataformas abarrotadas e suspensão do serviço em horários de pico.
Em razão disso, o Ministério Público anunciou que pretende pedir a rescisão do contrato entre a empresa e o governo estadual. O motivo do pedido são as falhas sucessivas na prestação do serviço.