terça-feira, agosto 16, 2022
HomeCidadeTransporte público implanta ações de combate ao coronavírus

Transporte público implanta ações de combate ao coronavírus

por: Redação

Benfica, Ralip, EMTU e CPTM estão reforçando a limpeza dos ônibus, trens, terminais e estações

Por: Caroline Rossetti

Com o avanço do coronavírus, algumas medidas de higiene têm sido intensificadas no transporte coletivo. Em Barueri, Benfica e Ralip firmaram parceria para que além da limpeza habitual na garagem, os ônibus sejam limpos também nos terminais. As ações de combate ao Covid-19 também estão sendo adotadas nos ônibus intermunicipais, terminais, estações, trens e metrô.

Ônibus da Benfica

Na página do Facebook, a Benfica BBTT divulgou uma nota, na tarde de segunda-feira, 16/3, sobre os procedimentos que estão sendo realizados nos coletivos para combater a disseminação do coronavírus.

De acordo com a empresa, além da higienização padrão, que é feita na garagem todos os dias, os ônibus estarão sendo higienizados nos terminais. Foi pontuado que colaboradores de todos os setores trabalharão em home office (de casa) e em escalas.

Também, os veículos de turismo e de linhas expressas que circulam no Alphaville terão o filtro de ar trocado a cada dois dias, já que as janelas são lacradas. Já os coletivos comuns com ar condicionado terão as janela destravadas, e deverão permanecer abertas para circulação de ar natural.

A Benfica BBTT vem à público divulgar algumas ações que está tomando para ajudar na prevenção ao COVID-19. São elas:-…

Posted by Benfica BBTT on Monday, March 16, 2020

Ônibus da Ralip

Em resposta ao Barueri na Rede, a Ralip, que também administra parte da frota de ônibus municipais de Barueri, afirmou que fez um acordo com a Benfica para definir um padrão de limpeza.

A empresa pontuou que os coletivos estarão sendo higienizados nos terminais, além da higienização feita na garagem todos os dias. Também foi ressaltado que os colaboradores de todos os setores trabalharão em home office e em escalas.

Ônibus intermunicipais da EMTU

O BnR procurou a EMTU para saber quais medidas a empresa está tomando no combate ao coronavírus. Em resposta, foi afirmado que a companhia está seguindo as determinações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que definiu ações para reforçar o enfrentamento da Covid-19. Entre elas está a intensificação da higienização nas estações, pátios e trens da CPTM e Metrô, e dos terminais e ônibus metropolitanos da EMTU.

A EMTU reforçou que está atuando na fiscalização de reposições de itens de limpeza dos banheiros públicos, como sabonete, papel higiênico e papel toalha.

Cartazes com informações sobre a prevenção contra a doença, de acordo com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, estão disponíveis nas estações, terminais e ônibus. As orientações também são divulgadas por meio de avisos sonoros nos trens e estações e nos monitores de TV. Para os lojistas estabelecidos nas estações, foram enviados comunicados com dicas de higienização de seus espaços.

Seguindo as determinações do Centro de Contingenciamento do Covid-19/Coronavirus, foi pontuado que a CPTM e o Metrô também adotaram medidas para preservar seus funcionários dos riscos de contágio, como home office para todos os colaboradores com idade igual ou superior a 70 anos e aqueles que retornaram de viagens a outros países.

Reuniões e treinamentos presenciais foram suspensos. Para agentes de segurança e de estação que fazem atendimento em primeiros-socorros, foi reforçada a necessidade do uso de máscara, luvas e óculos de proteção.

De acordo com a assessoria da EMTU, novas medidas poderão ser tomadas e anunciadas de acordo com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Trens da CPTM

Também por meio do Facebook, a CPTM divulgou como está sendo feita a limpeza dos trens que circulam por São Paulo. Foi afirmado que as medidas de higiene, já realizadas todos os dias nos trens e estações, foram intensificadas nesse período de atenção e cuidados contra a Covid-19.

Nas redes sociais, em resposta aos usuários, a companhia pontuou que reforçou a reposição de itens de limpeza dos banheiros públicos, como sabonete, papel higiênico e papel toalha. Ainda, foi dito que há cartazes com informativos sobre a doença em todas as estações, assim como estão sendo vinculados avisos sonoros nas estações e trens e orientações nos monitores de TV. Os funcionários das bilheterias estão utilizando luvas e têm álcool gel à disposição, e a empresa reforçou a necessidade do uso de máscara, luvas e óculos de proteção nos atendimentos de primeiros-socorros. Além disso, foi afirmado que os lojistas estabelecidos nas estações receberão comunicados com dicas de higienização de seus espaços.

Também foi reforçado que todos colaborem para diminuir o risco de contaminação, seguindo as orientações e recomendações das autoridades de saúde. As principais medidas são lavar bem as mãos e antebraços com água e sabão; cobrir a boca ao tossir os espirar com lenços descartáveis ou com a parte interna do braço; e não compartilhar objetos pessoais.

Você sabia que a CPTM realiza diariamente a limpeza e higiene nos trens?Nesse período de atenção e cuidados contra o…

Posted by Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM on Monday, March 16, 2020

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!