segunda-feira, junho 24, 2024
anuncio
HomeEsporteTime de rúgbi agrega atletas sem distinção de sexo nem idade

Time de rúgbi agrega atletas sem distinção de sexo nem idade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Iniciativa pretende levar a modalidade – e os seus princípios – para quem quiser aliar atividade física e espírito coletivo

rugbi2-1
Primeiro treino, em frente ao ginásio José Correa, reuniu mais de 40 pessoas/Fotos: Divulgação

Um grupo de cinco conhecedores do rúgbi que já atuaram em outras equipes acaba de criar em Barueri um clube para a prática do esporte, o Barueri Rugby Clube. Segundo Bruno Bonifácio, ex-jogador e agora presidente do BRC, a ideia de implantar o esporte em Barueri, de forma gratuita e para qualquer pessoa que queira praticar a atividade, veio com a experiência adquirida durante anos. “Nossa intenção é levantar o nome de Barueri como a cidade do rúgbi e apresentar os valores do esporte, como raça, dedicação e cooperativismo”, destaca.

O treino de estreia foi realizado na primeira terça-feira do mês, dia 7/2, em frente ao ginásio José Correa. Como o grupo ainda não tem um espaço próprio, os treinamentos ainda serão feitos lá mesmo, no gramado. Nesta primeira atividade compareceram mais de 40 pessoas. “Foi excelente essa primeira experiência! Conseguimos. Apesar de ainda não termos uma estrutura adequada, muitas pessoas vieram participar”, comemora Bruno.

rugbi4-2
O rúgbi, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, agora também pode ser praticado em Barueri

Atualmente o time tem as categorias juvenil masculino, adulto masculino e adulto feminino. A ideia é atender todos os públicos. Ainda segundo Bruno, cada categoria tem um técnico específico e os treinos são feitos nos mesmos dias e horários – terças e quintas, às 20 horas, e sábados, às 10 horas.

A participação é aberta a quem se interessar e o contato pode ser feito por meio da página do BRC no facebook ou pelo número de whatsapp do clube. Mas não há qualquer restrição para quem quiser conhecer pessoalmente. “É só chegar, e se estiver de bermuda e tênis, já pode realizar o primeiro treino, ter o primeiro contato com o rúgbi”, afirma Bruno, ressaltando que o treinador irá explicar os conceitos básicos do esporte.

Posteriormente, caso haja interesse em fazer parte da equipe, são feitas as inscrições, onde são solicitados documentos simples, como dados pessoais, endereço e um exame médico liberando a pessoa para a prática do esporte.

rugbi3-1
Participação feminina no rúgbi de Barueri

Mesmo ainda não tendo equipe infantil, adolescente já a partir dos 13 anos são bem-vindos, tanto meninos quanto meninas. “Mais jovem que isso, nós recebemos também, mas mais para ir familiarizando a criança com o rúgbi”, explica o presidente do Barueri Rugby Clube.

Essa possibilidade também reforça o conceito de esporte coletivo, já que os pais, segundo Bruno, podem ir e levar os filhos pequenos, que serão acolhidos e apresentados ao esporte. “Um responsável irá se dedicar aos pequenos, não ensinando as técnicas, mas, de uma forma lúdica, mostrando como é”, afirma.

O que é o rúgbi

O rúgbi, que tem se tornado muito popular entre os brasileiros, é frequentemente comparado ao futebol americano. Entretanto, há grandes diferenças entre as modalidades. No rúgbi, que foi criado oficialmente em 1823 pelo estudante britânico William Webb, o objetivo é levar a bola até a linha de gol do rival o máximo de vezes possível.

A bola é oval e os jogadores a conduzem com as mãos. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao final de dois tempos de 40 minutos ou de sete minutos, dependendo da modalidade. Um dos conceitos fundamentais do esporte, segundo Bruno Bonifácio, é o cooperativismo. “Não há regalias para nenhum atleta, mesmo os que se destacam. Todos participam inclusive dos preparativos para o jogo, como pintar as linhas do campo, carregar o galão de água. São trabalhados o respeito e a igualdade”. Após as partidas, o terceiro tempo reúne todos os envolvidos no jogo numa confraternização coletiva, com todos os atletas dos dois times, juízes e comissão técnica.

No Brasil, atualmente há cerca de 300 agremiações e mais de sete mil atletas federados, além de outros 60 mil praticantes, segundo a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), que também registrou que o país saltou da 45ª para 27ª posição nos últimos anos na categoria Masculina Adulta. Também de acordo com a CBRu, as mulheres alcançaram a 10ª posição no Mundial de 2009. A seleção feminina é tida como a melhor da América Latina.

Serviço
Barueri Rugby Clube
Contato pelo https://www.facebook.com/baruerirugby/ ou pelo 94400-2689 (whatsapp)
Treinos: em frente ao ginásio José Correa, terças e quintas às 20 horas, e sábados às 10 horas

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!