terça-feira, agosto 9, 2022
HomeCidadeSobrecarga causa demora de resultado de teste de covid, diz prefeitura

Sobrecarga causa demora de resultado de teste de covid, diz prefeitura

por: Redação

Secretaria de Saúde de Barueri diz que Instituto Adolpho Lutz, que faz testes para todo o Estado, não está dando conta do grande número de pedidos

Desde que começou a ser recolhido em grande escala material para realização de testes de covid em Barueri, em janeiro, moradores têm se queixado da demora para a entrega de resultados. Nos últimos dias, as reclamações referem-se a atrasos cada vez maiores.

O Barueri na Rede recebeu durante esta semana reclamações de espera de até mais de 15 dias e consultou a prefeitura sobre a razão de tanta demora. Em nota, a Secretaria de Saúde do município respondeu que “os atrasos vêm ocorrendo porque o Instituto Adolpho Lutz, laboratório para o qual são encaminhados todos os exames de notificação compulsória, está trabalhando acima de sua capacidade devido ao grande volume de exames”. A pasta lembra que o Adolpho Lutz atende todo o Estado de São Paulo.

O instituto realmente tem destacado que o grande volume de pedidos tem sido maior do que esperado. O teste feito pela prefeitura é o RT- PCR e a previsão iniclal era de que o resultado estivesse disponível após cinco dias úteis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Especialistas lamentam a demora, pois ela prejudica o esforço para interromper a transmissão do vírus. “Muita gente sem sintomas pode transmitir o vírus sem saber”, explica Daniel Dourado, médico do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP). “O certo seria as pessoas considerarem como se fosse positivo caso tenham tido contato com alguém infectado.”

Como vou considerar positivo e me trancar em casa por tempo indefinido”, diz uma leitora que escreveu ao BnR e espera seu resultado desde 1°/2. “Já estou há 15 dias nessa situação, meu marido infectado e eu sem saber o que fazer.”

O Ministério da Saúde recomenda isolamento de sete dias para pessoas com sintomas leves a moderados, mas há uma linha de pesquisa que defende dez dias. O período pode ser reduzido para cinco dias caso o paciente esteja sem sintomas e faça um novo teste com resultado negativo.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!