domingo, fevereiro 25, 2024
HomeCidadeSetembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio fará ações na cidade

Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio fará ações na cidade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Barueri aderiu ao movimento preventivo e oferecerá atendimento nos CAPSs, Fiebs, ITBs, UBSs, Cáritas e na Feira Noturna do Centro

Este ano, Barueri aderiu à campanha nacional de prevenção ao suicídio, assim, durante o mês de setembro serão realizadas ações por toda a cidade. Além da conscientização, que será aplicada pelas ruas do município, rodas de conversa, debates e atendimentos serão feitos nos CAPSs, escolas, UBSs, Cáritas e na Feira Noturna do Centro.

Intitulada Setembro Amarelo – Suicídio: saber, agir e prevenir, a campanha terá uma programação especial em Barueri promovida pela Diretoria de Saúde Mental, ligada à Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde (CABS).

Folhetos da campanha de conscientização serão distribuído pela cidade./Fotos: Divulgação
Folhetos da campanha de conscientização serão distribuídos pela cidade./Fotos: Divulgação

A primeira ação foi realizada na Cáritas – Casa São Francisco de Assis já nesta segunda-feira, 10/9. Na ocasião, a equipe do Consultório na Rua promoveu a atividade #Diversão e cuidado à vida, que também será realizada na Feira Noturna do Centro, em frente ao Ginásio José Correia, no dia 25 a partir das 17 horas.

Locais, datas e temas que serão discutidos

Já os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) estarão de portas abertas para acolher, ouvir e falar sobre suicídio. O início será na terça-feira, 11/9, das 10 às 13 horas, no CAPS II Estação (rua Marcelina Chalupe, 306, Boa Vista). No CAPS IJ Trilha (rua Guilhermina Carril Loureiro, 60 – Centro) o atendimento será para pais e adolescentes na quarta-feira, 12/9, às 14 horas, e na sexta-feira, 14/9, às 11 horas.

O CAPS IJ Trilha, voltado para o público Infanto-juvenil, também estará nas escolas da Fieb e ITB nas duas últimas semanas do mês. No dia 17/9, às 14 horas, será a vez dos ITBs do Mutinga e Imperial; dia 18/9, às 11 horas, será a Fieb Alphaville; no dia 20/9, às 14 horas, serão os ITBs Paulista e Parque Viana; no dia 21/9, às 11 horas, a Fieb Dagmar; no dia 25/9, às 11 horas, o ITB Engenho Novo; e por fim no dia 28/9, às 11 horas, o ITB do Belval.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão realizadas rodas de conversas abertas ao público, com o tema #Falar é a melhor solução. A iniciativa será promovida na UBS Maria Francisca de Melo (estrada dos Pinheiros, 523, Pq. Viana) na segunda-feira, 17/9, às 8 horas. Já na quarta-feira, 19/9, será na UBS Armando Gonçalves de Freitas (rua Padre Cícero Romão Batista, 271, Pq. Imperial) às 13 horas; e na UBS Hermelino Liberato Filho (pç. Senador Teotônio Vilela, Jardim Belval) às 15 horas.

Números preocupantes

Segundo os dados divulgados pela campanha nacional, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, uma média de 32 pessoas por dia cometem suicídio no Brasil, uma taxa maior do que os números de morte por HIV e alguns tipos de câncer (confira o site com material completo aqui).

Já os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam um feixe de esperança, a prevenção, o que pode salvar nove em cada dez casos e é possível com a abertura de espaço para conversa alertando sobre o assunto, ou simplesmente, ouvindo quem está do lado.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!