A menos de dois meses para o carnaval, agremiações organizam festas e ensaios para garantir uma grande festa em fevereiro
As oito escolas de samba de Barueri que vão se apresentar no carnaval da cidade em 2016 aceleram o ritmo dos ensaios. Como no próximo ano a festa é no começo de fevereiro, faltam menos de dois meses para os desfiles.

Segundo Júlio César Ferreira, vice-presidente e porta-voz da Liga Independente das Escolas de Samba de Barueri (Liesb), a expectativa das agremiações é reunir mais de 10 mil espectadores, o dobro do ano passado.
“Estamos trabalhando há mais tempo, em 2015 as coisas foram muito em cima da hora, algumas escolas mal tiveram tempo de se organizar.”
Esse segundo ano consecutivo de desfiles marca a retomada do carnaval de rua de Barueri, interrompido em 2000. “As agremiações ainda estão muito simples, são blocos, na verdade. Mas em poucos anos vamos recuperar a grandiosidade do passado”, garante Júlio.
As escolas não estão recebendo qualquer tipo de verba oficial. Por isso, as apresentações serão mais simples, sem fantasias luxuosas ou alegorias, como foi em 2015. “As escolas estão reaprendendo a fazer carnaval, mais humildes, sem recursos, mas verdadeiras”, explica. “Na verdade, vamos fazer uma grande festa, uma celebração do samba e da cultura popular”, afirma.
Em 2016, mais uma vez, não haverá julgamento, mas as escolas têm de apresentar seus enredos e sambas inéditos. Os desfiles serão nos dias 7 e 9 de fevereiro, domingo e terça-feira de carnaval.
Das oito agremiações, quatro são tradicionais (Oba-Oba, Verde-Rosa, Unidos do Belval e São Jorge) e quatro criadas depois da interrupção dos desfiles (Cadência Paulista, do Vale do Sol; Mocidade Marihá, do Belval; Ganga, do Paraíso; e Unidos do Jardim Paulista).

Notícias relacionadas:
[…] Sambistas a pleno vapor para o carnaval 2016 […]