terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
HomePolíticaRubinho quer levar experiência do Instituto Raízes para a Assembleia

Rubinho quer levar experiência do Instituto Raízes para a Assembleia

por: Redação

Pré-candidato que lutar para possibilitar a ascensão da população desassistida por meio da educação e da cultura

Rubinho criou o instituto em 1999 como fruto de sua experiência de militante político desde o movimento estudantil

Promover a ascensão da população desassistida por meio da educação e da cultura, lutar por moradia digna, profissionalizar jovens e adultos para uma vida melhor. Transportar as principais bandeiras do Instituto Raízes para todo o estado é a principal meta de Rubinho como pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade.

Rubinho, hoje com 51 anos, afirma que não sabe dizer quando começou a militar na política, mas lembra que já era atuante no movimento estudantil. “Minha vida sempre foi essa, atuar pelas causas sociais”, afirma. Foi assim que, em 1999, sua atuação se materializou na fundação do Instituto Raízes, em Ferraz de Vasconcelos, voltado a equipar a população pobre para conseguir ascensão social.

A proposta tomou forma, cresceu e chegou a ter 1,5 mil funcionários em várias cidades da Grande São Paulo. Seu cursinho pré-vestibular abriu as portas da universidade a milhares de jovens e a alfabetização de adultos foi outro de seus principais feitos.

Rubinho atribui sua atração pelas causas sociais à própria história. Nascido em Ferraz, ainda criança mudou-se para Minas Gerais, de onde é sua família. Lá trabalhou na lavoura do café desde pequeno. De volta a São Paulo, ingressou no Exército, e permaneceu por sete anos até chegar ao posto de sargento. Fez treinamento no Rio de Janeiro e participou da primeira ocupação da favela da Rocinha, onde tomou contato com o afroreggae e sua influência na juventude das comunidades.

Foi dessa experiência que saiu a força para criar o Instituto Raízes, cujo nome foi escolhido como forma de igualar a todos, de todas as origens, sem diferenciar nenhuma raiz. A instituição cresceu e se espalhou pelas periferias da Região Metropolitana e multiplicou suas atividades.

Em 2013, chegou a Barueri, na maternal Nadir Adolfina Pereira, para realizar o processo de avaliação escolar. Em 2016, assumiu o comando do Barueri Esporte Forte, projeto da Secretaria de Esportes do município para levar atividades esportivas à população de todas as idades.

E apesar de toda atuação ao longo dos últimos 30 anos, Rubinho só foi pensar em participar da política partidária durante a pandemia e seus reflexos na população mais necessitada. Passou a perceber que tinha como contribuir graças a sua experiência no Raízes.

Começou então a arregimentar pessoas para construir uma candidatura múltipla à Assembleia Legislativa. Foi assim que surgiu o Rubinho Coletivo Raízes, formado por oito militantes da Grande São Paulo e Baixada Santista liderados por ele para disputar uma vaga de deputado estadual.

Na pauta do grupo, e do possível deputado Rubinho, está a participação ativa na Comissão de Educação da Assembleia. Entre suas propostas estão a reforma do ensino médio, que passaria a ser integral e totalmente municipalizado.

Nas eleições gerais, afirma que gostaria de estar ao lado de Ciro Gomes para presidente, mas vai acatar o que o partido decidir. Para governador, o Solidariedade avalia apoiar Rodrigo Garcia.

Postagens Relacionadas

1 Comentário

  1. Simplesmente sensacional as propostas e os projetos do Pré-candidato Rubinho do Instituto Raízes, mesmo porque o mesmo é extremamente experiente, comprometido e lutador/ativista incansável pelas causas principalmente, dos mais desfavorecidos desde a sua juventude!

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!