Mais da metade das vítimas (57%) teve perda financeira de, em média, R$ 2.288, e os maiores de 50 anos de idade são os mais atingidos
Quatro em cada 10 pessoas já sofreram fraude no Brasil (42%) e mais da metade das vítimas (57%) teve perda financeira de, em média, R$ 2.288. Os dados são do “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024”, desenvolvido pela Serasa Experian, líder em soluções de inteligência para análise de riscos.
“O avanço tecnológico é um ganho irrefutável para todos, mas, na mesma medida, os criminosos também se aprimoram para aproveitar as brechas que os consumidores e os sistemas das empresas deixam”, explica o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Segundo a pesquisa, do total de 42% das pessoas que sofreram fraudes, o percentual é maior na classe B, onde o índice atinge 46%; e diminui na classe C, com 35%. Entre as faixas etárias, o estudo registrou que os maiores de 50 anos de idade são os mais atingidos, com 48% dos casos.
Os golpes mais temidos pelas pessoas são as fraudes com meios de pagamento e o vazamento de dados. Apenas 2% disseram que não temem sofrer fraudes.